Simpósio em Novo Hambrugo reúne cadeia produtiva do setor do pescado

Simpósio reúne cadeia produtiva do setor do pescado

Nesta terça e quarta (21 e 22), na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, ocorre o Simpósio Sul-Brasileiro Estratégias de Sustentabilidade no Processamento de Pescado.

As atividades, gratuitas, voltadas ao setor produtivo, serão realizadas no Salão de Atos do Câmpus II (ERS-239, 2755).

O evento é organizado pela Feevale, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Estado do Rio Grande do Sul.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 pelo site www.feevale.br/pescado.

As discussões se concentrarão em quatro grupos temáticos: produção (tanques-rede, tanques-escavados, sistemas intensivos de aquicultura recirculantes (RAS) e aquaponia (AQP), ração, alevinos e juvenis); processamento e resíduos; armazenamento e logística; e qualidade e segurança alimentar.

Participarão dos debates especialistas em inovação de alimentos da PUCRS, em gestão de projetos e captação de recursos do Projeto Rosoma, em veterinária animal da Feevale e da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

O objetivo é subsidiar análises de oportunidades e ameaças a serem trabalhadas, posteriormente, pelo Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Congapes).

O Simpósio inspira estratégias de sustentabilidade no processamento de pescado no Estado a partir da Alemanha, onde se localizam alguns dos principais fornecedores de tecnologia de processamento de peixe e alimentos do mundo, como enlatados e produção e beneficiamento de pescado.

Também serão apresentadas experiências do Peru, que, como o Brasil, está entre os maiores países pesqueiros do mundo e onde há experiências em segurança alimentar e automatização como possível solução (PUC Peru), e do Tocantins, que possui entreposto móvel de pescado (Embrapa Aquicultura e Pesca).

Programação

21 de maio, terça-feira

9h30min – Abertura: saudações das autoridades

10h30min – Mesa-redonda

Análise de chances e riscos para o uso responsável e eficiente de peixes no Brasil, com Marcus Seferin (PUCRS)

Desenvolvimento da pesca sustentável no Estado: novos marcos regulatórios, com Ricardo Núncio, secretário Executivo do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentável (Congapes)

Moderação: Maria Elisabete Haase-Möllmann

13h30min – Mesa-redonda

Segurança alimentar: desafio no Peru e automatização como possível solução, com PUC Peru

Potenciais de produtos para o mercado consumidor: enlatados, com Rosoma

Moderação: Maria Elisabete Haase-Möllmann

16h – Grupos temáticos*

Produção (tanques-rede, escavados, AQP, RAS, ração, alevinos e juvenis)

Processamento e resíduos

Armazenamento e logística

Qualidade e Segurança Alimentar

22 de maio, quarta-feira

9h – Mesa-redonda

Sanidade no abate e processamento de pescado: novos caminhos para o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) na agroindústria familiar, artesanal e de pequeno porte, com Conselho de Medicina Veterinária do RS

Projetos internacionais como chance para desenvolvimento econômico, com Envitecpro, da Alemanha

Possibilidades de fomento para processamento sustentável de pescado, com BRDE

Moderação: Fernando Rosado Spilki

12h – Encaminhamento dos trabalhos dos grupos temáticos

12h30min – Networking em fish brunch, organizado pelo curso de Gastronomia da Feevale, produtores e empresas de processamento de pescado.