Semana dos Museus terá atividades no Joaquim Felizardo

O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa) participa, nos dias 15 e 16, da 17ª edição da Semana Nacional dos Museus, que tem como tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições. O Joaquim Felizardo integra a programação com a Roda de Conversa Memórias de Carnavais.

Representantes de blocos de Carnaval atuais dividirão o espaço com carnavalescos e apaixonados pela festa que fazem parte da folia há tempos. A atividade ocorrerá no pátio do Museu, na quarta-feira, 15, a partir das 14h, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (Comui).

Na quinta-feira (16), às 17h30, o Museu realiza a Mesa Redonda Múltiplas Perspectivas de Tradições em Museus e Espaços de Memórias. O encontro será no auditório do Museu. A atividade busca trazer o debate e perspectivas sobre formas de preservação das tradições, quais são suas dificuldades e potenciais e a importância de se trabalhar a diversidade de tradições em espaços culturais.

A Mesa será composta por Beatriz Muniz Freire, que atua desde 2002 no gerenciamento do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial no Estado, Izis Abreu, atual coordenadora do Núcleo de Curadoria do Margs, formada em História da Arte e mestranda em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica, e Camila Coronel, museóloga formada pela Ufrgs que atua desde 2016 no Instituto Sociocultural Afrosul Odomode.

As atividades têm entrada gratuita e, em caso de chuva, a atividade da Roda de Conversa ocorrerá no auditório do Museu.