Resgate de Equinos em Ambiente Urbano na pauta do CRMV-RS

O Resgate de Equinos em Ambiente Urbano é pauta do Fórum promovido nesta sexta-feira, 17 de maio, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A programação que acontece das 9h às 17h, na Casa do Médico Veterinário, conta com a participação de Renato Silvano Pulz, coordenador da Comissão de Resgate de Animais do CRMV-RS e docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

O médico veterinário e especialista em Bem-estar Animal palestrará sobre o tema Anestesia e Eutanásia em Situações de Resgate.

Sobre o mote deste evento, o professor salienta que, “primeiro, é porque ainda não existiu nenhum encontro nesse sentido no estado; em segundo, assim como já aconteceu em Porto Alegre, várias cidades vêm se mobilizando para acabar com o uso de equinos em viaturas de tração animal em meio urbano”.

Os motivos que mobilizam o Conselho a trabalhar pelo fim dessa prática são os riscos de acidentes e as questões de segurança envolvendo crianças que circulam a bordo dessas carroças e, principalmente, os maus tratos de animais.

“O evento incorpora a tendência da mobilização em prol do bem-estar dos equinos usados nessas situações, fazendo parte desse movimento para que as cidades possam se organizar para, num futuro próximo, eliminar esse tipo de transporte”, acrescenta Pulz, que também é o mestre e doutor em Ciências Veterinárias.

A organização espera a participação de veterinários, simpatizantes, voluntários, pessoas que trabalham nesse tipo de atividade, especialmente profissionais ligados às prefeituras, para, juntos, agregar conhecimentos, realizando discussões, enriquecendo e ampliando o debate sobre a temática deste Fórum, que é inédito no RS.

“Assim, os participantes poderão levar para as cidades a expertise necessária para aplicar esse trabalho na sua região, espalhando essa proposta, principalmente, onde o uso do cavalo acaba sendo um evidente problema de bem-estar animal”, finalizou Pulz.