Porto Alegre: parte do bairro Teresópolis fica sem água nesta terça

Esse será o primeiro de uma sucessão de cortes de rede, que antecedem a conclusão da obra de substituição de rede de água na rua Marechal Mesquita

A realização de uma obra deixa parte do bairro Teresópolis, em Porto Alegre, sem água nesta terça-feira (7). Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) esse será o primeiro de uma sucessão de cortes de rede, que antecedem a conclusão da obra de substituição de rede de água na rua Marechal Mesquita.

Os próximos cortes de rede estão previstos para os dias 14 e 21 deste mês. Desta vez, o trabalho será realizado na rua Marechal Mesquita esquina Otávio Faria e Marechal Mesquita esquina Arnaldo Bohrer. O abastecimento está interrompido para uma parte do bairro Teresópolis desde às 19h.

A previsão é normalizar o abastecimento na noite de terça, podendo retornar mais tarde nas áreas altas e nas pontas de rede. Caso chova, o serviço será adiado para nova data.

A obra faz parte do contrato de Perímetro Urbano de Água, que prevê a substituição e extensão de 15 quilômetros de redes de água em várias regiões da cidade, com investimento na ordem de R$ 3,4 milhões para melhorar as redes de abastecimento.

Na rua Marechal Mesquita, foram substituídos 2.790 metros de redes de água. A fase final dos trabalhos engloba a passagem de ramais, entroncamentos (interligações) e os cortes da rede antiga. Serão beneficiadas mais de 700 pessoas.

Turbidez

De acordo com o DMAE, no retorno do abastecimento, às vezes, ocorre turbidez e cor escura na água. Conforme o órgão, isso decorre ao arrasto de micropartículas inertes, não prejudiciais à saúde. Essas partículas, eventualmente, podem se desprender das paredes internas da canalização pela pressão da água.

Caso ocorra, o DMAE pede que os consumidores registrem o endereço da ocorrência pelo fone 156, opção 2, para eventual lavagem da rede ou do ramal predial.