Museus têm programação noturna especial neste sábado em Porto Alegre

A Noite dos Museus 2019, evento cultural que já se tornou tradicional na cidade, acontece neste sábado (18) em Porto Alegre. O público poderá circular livremente pelas instituições participantes, das 19h à 1h. Na programação, atividades culturais como música, teatro e dança. As exposições em cartaz nos espaços também poderão ser visitadas. A entrada é gratuita para as visitações. O ônibus municipal Linha Turismo contará com itinerário especial, mediante compra de ingresso (confira abaixo os horários e locais).

As instituições participantes são: pela Secretaria Estadual da Cultura, o Memorial do Rio Grande do Sul, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu de Arte Contemporânea (Mac), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e Museu Julio de Castilhos; pela Municipal, a Pinacoteca Ruben Berta e o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Participam, ainda, o Instituto Goethe, o Planetário da UFRGS, o Museu da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Fundação Iberê Camargo e o Centro Cultural Erico Verissimo, além da Praça da Alfândega, que também contará com atrações (confira a programação mais abaixo).

Histórico

Realizado em Porto Alegre desde 2016, o projeto Noite dos Museus já mobilizou mais de 100 mil pessoas, fomentando a visitação dos museus e contribuindo para a transformação do cenário urbano através de uma proposta cultural rica e eclética, plural e democrática.

A história recente e a história remota ganham novas narrativas através do olhar das milhares de pessoas, crianças, jovens e adultos, ávidos de novas descobertas, que serpenteiam as ruas de Porto Alegre revelando outra trama da cidade.

Obras de arte, espaços, sons, prédios, uma estética esquecida que desperta a nossa imaginação e nos transporta a mundos pouco conhecidos em que a subjetividade da cidade deixa transparecer sua história pluricultural múltipla.

Este ano a data coincide com o Dia Internacional dos Museus, celebrada anualmente no dia 18 de maio. Em todo o mundo há programações especiais preparadas pelas instituições culturais.

Programação

Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega – Centro)

Abril Indígena 2019: Conhecimentos e territórios tradicionais – Exposição de acervo arqueológico e etnográfico, documentos históricos, artesanato, fotografias e exibição simultânea de filmes do projeto Tela Indígena. Em destaque, as trajetórias históricas dos índios do Sul do país, as ações políticas e estratégias de existência na sociedade brasileira, sobretudo na luta pelo reconhecimento das terras tradicionais. A promoção é do Museu Antropológico do RS, Museu Arqueológico do RS, Arquivo Histórico do RS e Memorial do RS.

Percursos do Olhar – Uma construção poética – As obras de Leandro Facchini especialmente selecionadas para esta mostra apresentam os temas objeto de sua pesquisa poética: a cidade com sua diversidade de formas, cores, e composições formais a definir a morfologia urbana; e a área rural, e seus elementos característicos: sua arquitetura histórica e o verde a transbordar pelo horizonte quase tocando o céu. Em sua essência, Percursos do Olhar – uma construção poética apresenta uma seleção de obras cuja característica fundamental é a pluralidade de interesses. As obras, conjunto sensível e elegante, legitimam o trabalho do fotógrafo Leandro Facchini, em sua busca incessante pela beleza. Com curadoria de Fábio André Rheinheimer, a exposição fica em cartaz de 17 de maio a 16 de junho, no Espaço Cultural Correios, no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul

Linha do tempo da história do RS – Exposição permanente composta por 36 painéis com textos, ilustrações e mapas – organizados cronologicamente, propondo um olhar abrangente e de longa duração da história social e política do povo rio-grandense. Os painéis iniciais são acompanhados da exposição de artefato lítico e peças cerâmicas representativas das tradições arqueológicas do estado, que pertencem ao acervo do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul. A exposição fica no primeiro andar, com entrada franca.

19h45 – Aluisio Rockembach (música)
21h – Los 3 Plantados (música)
22h30 – Gruvorama (música instrumental)
23h45 – Calote (ritmos brasileiros)

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 – Centro)

Imprensa Feminina: As Pioneiras – Entre resistência, poesias e escritos, a atuação da mulher tem presença marcante na imprensa há mais de um século. Especialmente para a Noite dos Museus 2019 o MuseCom irá reinaugurar, em nova exibição única, sua mostra que narra essa trajetória e aborda a atuação de inúmeras mulheres que fizeram história com seus escritos.

19h30 – Erick Endres (música)
21h – Grupo Pituna (música instrumental)
21h37 – Maracatu Truvão (cortejo)
22h30 – Trabalhos Espaciais Manuais (música instrumental)
23h45 – Arthur de Faria (música)

Museu de Arte Contemporânea – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro)

Experimento subterrânea – O Atelier Subterrânea, movido pela potência do trabalho colaborativo e apostando na autonomia dos artistas para gerenciar suas carreiras, dinamizou por quase uma década – entre 2006 e 2015 – a cena artística de Porto Alegre. Como forma de reconhecimento pelo extraordinário trabalho desenvolvido pelos artistas-gestores que conceberam e mantiveram vivo, por tanto tempo, um projeto tão generoso, apresentamos, nesta mostra, um pouco da história do Atelier Subterrânea a partir do conjunto de obras existente no acervo do MACRS.

IEAVi: catalizador de trajetórias – A trajetória do Instituto Estadual de Artes Visuais sempre foi guiada pela valorização da inovação: além da ampliação de públicos, estimulando novas linguagens e, sobretudo, manifestações de talentos emergentes em nosso Estado. Muitas foram as carreiras que aqui despertaram; artistas que apresentaram sua primeira exposição ou que aprofundaram suas poéticas em mostras memoráveis. A exposição em cartaz conta com obras do acervo do MACRS, bem como a promessa de novas doações, sugerindo um capítulo inicial dessa história, ainda com inúmeras trajetórias a serem destacadas e reconhecidas.

19h – Misstake (performance)
20h – Conjunto musical La Digna Rabia (música latino-americana)
21h30 – Maracatu Truvão (cortejo)
22h15 – Ortácio, Borghetti, Salazar e Poty (música)
23h30 – Rafa 16 & Caco Velho Quinteto (samba)

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Praça da Alfândega – Centro)

Acervo em movimento – um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS – Explora o acervo de mais de 5 mil obras do MARGS, como um exercício experimental de curadoria compartilhada entre as equipes do museu. A exposição foi inaugurada em março, passando até julho por alterações mensais com entradas e saídas de outros trabalhos. Na Noite dos Museus, o MARGS apresenta a terceira etapa, trazendo a público obras escolhidas pelo Núcleo Educativo. Com a estratégia de rotatividade de obras, busca-se oferecer uma exposição viva e dinâmica, convidando o público a estabelecer relações entre obras de diferentes origens, períodos e estilos. Confira o programa público da exposição no link

Magna Sperb: Pele e sombra – Magna Sperb apresenta 15 esculturas em aço carbono oxidado, produzidas entre 2016 e 2018. Inspiradas em elementos orgânicos e artesanais – como tramas, redes, telas, panos, cipós, galhos, cascas, raízes, teias e ninhos –, as peças são como tapeçarias metálicas finas e delicadas que, colocadas sob a luz, projetam sombras em formas de desenhos. Magna redesenha e tece digitalmente as tramas que seleciona, trabalhando em seguida o aço carbono com corte a laser. As peças são dobradas e amassadas à mão e, a seguir, expostas às intempéries do tempo.

Ena Lautert – restrospectiva: Completando 95 anos, Ena Lautert apresenta uma exposição retrospectiva da sua trajetória artística, com cerca de 100 obras entre desenhos, pinturas, esculturas, gravuras e instalações. A artista se destaca pelo uso do papel machê como meio ecológico para empreender a tarefa de “fazer” pedras. Com essas suas destacadas obras, que assumem uma diversidade de formas, volumes, texturas e cores, Ena leva a refletir sobre questões relacionadas à preservação do meio ambiente, que impulsionam sua arte e vida conjuntamente.

Danúbio (1925 – 2019) – Uma homenagem a partir do Acervo do MARGS – Exposição individual do artista Danúbio Gonçalves.

20h – Especial Slam Peleia (campeonato de poesia falada)
21h30 – Érico Moura (violão)
22h45 – Mulheragem (espetáculo teatral)
23h45 – Mathias 7 Cordas (choros, sambas e valsas)

Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico)

A exposição “Áspera Melodia”, de Carlos Asp, que apresenta trabalhos realizados pelo artista desde os anos 1970 até a presente data, estará aberta para visitação na noite de sábado, 18. Desenhos, objetos e instalações, escolhidos entre obras inéditas e outras pertencentes ao próprio artista e aos acervos da Pinacoteca Aldo Locatelli, do Margs, da Fundação Vera Chaves Barcellos e da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Ufrgs, fazem parte da mostra.

19h15 – Manchas Urbanas (apresentação de dança)
19h45 – Mulheragem (espetáculo teatral)
21h15 – Clarissa Ferreira (música)
23h30 – Dunia Elias – Choro Pampeano (piano e voz)
23h45 – Andrea Perrone e Thaís Nascimento (duo de violões)

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)

Quem visitar o Museu na noite de sábado, além da programação do evento, poderá conferir as exposições “Transformações urbanas: de Montaury a Loureiro”, “O solar que virou museu: memórias e histórias” e a mostra “Deus Momo vem aí: histórias da folia de rua na Porto Alegre antiga”.

19h15 – Tóin: Dança para Bebês (espetáculo e oficina para a primeira infância)
20h30 – Mainô Canto e Tambor (grupo de percussão)
22h – AfroEntes (música)
23h – Valéria (música popular brasileira)

Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205 – Centro)

Sala Missioneira

Espaço que sintetiza por meio de sua mostra a dinâmica que se deu entre Guaranis e Jesuítas no período de existência dos Sete Povos das Missões (1626-1756).

Exposição de objetos da cultura material dos povos autóctones, que habitaram o Rio Grande do Sul pré-histórico, e dos atuais grupos indígenas, como os Guarani e os Kaingang.

Jardim dos canhões – Testemunhos da revolução Farroupilha e da defesa de Caçapava do Sul. oito canhões usados nas guerras dos Gaúchos são apresentados em meio ao Jardim histórico da Casa de Julio de Castilhos.

19h30 – Manchas Urbanas (apresentação de dança)
19h45 – Ortácio, Borghetti, Salazar & Poty (música)
21h – 50 Tons de Blues (espetáculo musical)
22h15 – Saldana (música)
23h45 – Uma noite para criar, um dia para dançar – Geda Cia de Dança (espetáculo de dança)

Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 111)

Exposição Nós reimaginamos o que é possível – Parte da série “Fictions and Futures“, da dupla de artistas berlinenses cinéma copains, sobre os riscos e efeitos colaterais da circulação sem fronteiras do capital. A série fotográfica de Minze Tummescheit e Arne Hector utiliza os recursos de opacidade e transparência específicos da fotografia analógica para combinar diferentes camadas de sentido por meio de múltiplas formas de exposição à luz. A exposição tem entrada franca.

19h45 – Karmã
21h – Erick Endres
22h15 – Madblush
23h30 – Le Batilli

Planetário da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2777)

Sessões ao vivo na cúpula mostrando o céu de Porto Alegre e os astros visíveis durante o Noite dos Museus e as noites do outono a caminho do inverno, com destaque para as constelações e os planetas. A reprodução do céu é possível graças ao projetor Spacemaster do Planetário que simula, numa cúpula em 360º, os céus dos hemisférios sul e norte celeste com mais de 7 mil estrelas, planetas, Sol e Lua.

19h15 – Gran Fuleiro Circus
20h45 – Duca Leindecker
22h15 – Daniel Debiagi
23h30 – Saldana

Museu da UFRGS (Av. Paulo Gama, 97)

TTIC-TAC: Nas cordas do tempo – Exposição do curso de Museologia da UFRGS que convida a explorar as dinâmicas entre tempo, trabalho e produtividade. Ela problematiza diferentes formas de construir o tempo, refletindo seu impacto nas transformações sociais. E apresenta alternativas de viver o tempo, das relações do modo de vida dos Mbyá Guarani às práticas do nadismo.

Migrações à mesa – Concebida originalmente pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, e adaptada pelo Museu da UFRGS para a o Rio Grande do Sul, a exposição trabalha a temática da alimentação por meio de curadoria compartilhada com famílias de diferentes origens. Considerando os cadernos de receitas e os objetos pertencentes às famílias, bem como a tradição baseada na oralidade como repositórios de memórias e afetos, ela apresenta a alimentação como forma de conhecer e entender a cultura e história dos povos.

19h45 – Daya Moraes
21h – Chef Mamadou Sène
22h15 – Frank Jorge
23h30 – Solon Fishbone

Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)

A little white chapel – “Durante minha passagem pela cidade de Las Vegas, me deparei com um universo ilusionista, onde tudo (ou quase tudo) é permitido”. Diante deste cenário, a artista Verônica Vaz apresenta registros de uma performance com um vestido de noiva – alugado numa das mais famosas capelas “A Little White Chapel” e vivência o que a cidade lhe propõe.

Memórias emprestadas – A exposição Memórias Emprestadas da artista Lucy Copstein propõe um questionamento sobre a verdade, a ilusão, a realidade e a memória. Foram entrevistas com pessoas amigas e conhecidas para estabelecer um lugar de escuta das memórias mais emocionantes, ou importantes de cada um dos entrevistados e criou pinturas que ilustram cada narrativa. O resultado são imagens expostas sobre a forma de tela e também de impressões em voal.

19h30 – Felipe Azevedo & Angelo Primon – UMA NOITE BALAIO DE CORDAS
20h45 – Trecho de Lembranças no Lago Dourado + bate-papo
21h – 50 Tons de Blues
23h45 – Dunia Elias – Choro Pampeano

Museu da Brigada Militar (Rua dos Andradas, 498)

Brigada Militar, o trabalho perfeito é servir – A exposição procura mostrar as transformações pelas quais a Corporação passou, desde a sua criação, durante a Guerra dos Farrapos, até os dias atuais, dando ênfase às atividades por ela desenvolvidas, sua atuação marcante em movimentos significativos no cenário nacional e suas principais competências.

19h15 – Banda da Brigada Militar
20h45 – Luciano Maia
22h15 – Mathias 7 Cordas
23h50 – 50 Tons de Blues

Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)

Os canibais – Em cartaz até 1º de junho, “As Canibais: artistas e o exercício das imagens” reúne 40 artistas e apresenta mais de 70 obras em diferentes linguagens como desenho, pintura, fotografia, vídeo, cerâmica, entre outras. Com curadoria de Ana Zavadil, a mostra tem como objetivo discutir a participação das mulheres no meio artístico e nas instituições museológicas. O público também pode conferir as exposições do Museu da Eletricidade (2ª andar) e do Memorial Erico Verissimo (3º e 6ª andares).

19h15 – Manchas Urbanas
20h – Oly Jr.
21h15 – Com frequência, de Carina Levitan
22h30 – Kiai Grupo
23h30 – Bibiana Petek & Quarteto

Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000)

19h30 – Funkalister
21h15 – Frankenstein – Quarto Sensorial + Fu_k the Zeitgeis
23h – Samba e Amor

Praça da Alfândega

19h15 – As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão
19h15 – Manchas Urbanas
21h – Samba e Amor
23h – Gelpi

Ônibus turístico colorido, com as inscrições Linha Turismo e Porto Alegre. Ao fundo, iluminado, um prédio histórico, o Museu de Arte do RS, o MARGS.
Linha Turismo terá dois ônibus para circular entre os museus. Foto: Gelmara Paggi/Divulgação PMPA

Linha Turismo

O Linha Turismo estará à disposição para facilitar o deslocamento dos participantes da quarta edição da Noite dos Museus. Entre 19h e 1h, a prefeitura disponibilizará dois ônibus para quem desejar circular entre as instituições. Serão oito horários de partida e nove paradas em um trajeto circular – com início e término no Museu Joaquim Felizardo.

O ingresso custa R$ 30 e pode ser adquirido na hora do embarque ou antecipado na Travessa do Carmo, 84. Confira aqui a política de desconto. “Nossa contribuição está no licenciamento da Noite dos Museus e na oferta das rotas especiais do Linha Turismo. É um evento que valoriza os museus e aproxima as pessoas da vida cultural e artística da cidade”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.

Veja onde o Linha Turismo passará na Noite dos Museus:

Local: Museu Joaquim Felizardo
Endereço: João Alfredo, 581
Horários: 18h30 – 19h – 20h – 20h30 – 21h30 – 22h – 23h – 23h30h

Local: Museu da UFRGS
Endereço: Paulo Gama, 97
Horários: 18h35 – 19h05 – 20h05 – 20h35 – 21h35 – 22h05 – 23h05 – 23h35h

Local: Planetário
Endereço: Ramiro Barcelos, 2777
Horários: 18h40 – 19h10 – 20h10 – 20h40 – 21h40 – 22h10 – 23h10 – 23h40h

Local: Instituto Goethe
Endereço: 24 de Outubro, 111
Horários: 18h50 – 19h20 – 20h20 – 20h50 – 21h50 – 22h20 – 23h20 – 23h50

Local: Pinacoteca Rubem Berta e Museu Júlio de Castilhos
Endereço: Praça da Matriz
Horários: 19h05 – 19h35 – 20h35 – 21h05 – 22h05 – 22h35 – 23h35 – 24h05

Local: Museu Hipólito José da Costa
Endereço: Rua Caldas Junior, 219
Horários: 19h10 – 19h40 – 20h40 – 21h10 – 22h10 – 22h40 – 23h40 – 24h10

Local: Casa de Cultura Mário Quintana e Museu da Brigada Militar
Endereço: 7 de Setembro, 558
Horários: 19h15 – 19h45 – 20h45 – 21h15 – 22h15 – 22h45 – 23h45 – 24h15

Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e Memorial RS
Endereço: Siqueira Campos, 1013
Horários: 19h20 – 19h50 – 20h50 – 21h20 – 22h20 – 22h50 – 23h50 – 24h20

Local: Fundação Iberê Camargo
Endereço: Padre Cacique, 2000
Horários: 19h30 – 20h – 21h – 21h30 – 22h30 – 23h – 24h – 24h30