Mais de 100 mil pessoas participam de noite cultural em Porto Alegre

A Noite dos Museus 2019, no último sábado, movimentou Porto Alegre, em especial na região do Centro Histórico e no entorno das instituições culturais participantes. De acordo com a organização, o evento reuniu mais de 100 mil pessoas em 14 espaços da Capital. Atividades culturais como música, teatro e dança, mobilizaram público e artistas.

A data já se tornou tradicional na cidade, proporcionando ao público circular livremente pelas instituições participantes, das 19h à 1h. As exposições em cartaz nos espaços também puderam ser visitadas, algumas mediante agendamento no local. A entrada era gratuita para as visitações e o ônibus municipal Linha Turismo contou com itinerário especial, mediante compra de ingresso.

As instituições participantes foram, pela Secretaria Estadual da Cultura, o Memorial do Rio Grande do Sul, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu de Arte Contemporânea (Mac), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e Museu Julio de Castilhos; pela Municipal, a Pinacoteca Ruben Berta e o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Participaram, ainda, o Instituto Goethe, o Planetário da UFRGS, o Museu da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Fundação Iberê Camargo e o Centro Cultural Erico Verissimo, além da Praça da Alfândega, que também contou com atrações.

Demanda 

Só a Pinacoteca Ruben Berta, conforme a Prefeitura de Porto Alegre, recebeu mais de dois mil visitantes para a exposição “Áspera Melodia”, de Carlos Asp. Desenhos, objetos e instalações, escolhidos entre obras inéditas pertencentes ao próprio artista e aos acervos da Pinacoteca Aldo Locatelli, do Margs, da Fundação Vera Chaves Barcellos e da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Ufrgs, faziam parte da mostra. A fila era visível por quem passava pelo local.

Em outros locais, não foi diferente. No Museu Júlio de Castilhos, as filas se repetiam. A Sala Missioneira precisou ter o acesso restrito com visitas guiadas a cada meia hora, com número de pessoas limitado. Enquanto isso o público se dividia assistindo a shows no pátio ou conhecendo outros espaços do museu.

No Museu Joaquim Felizardo o público foi de mais de 1,3 mil visitantes para apreciar as exposições “Transformações urbanas: de Montaury a Loureiro”, “O solar que virou museu: memórias e histórias” e a mostra “Deus Momo vem aí: histórias da folia de rua na Porto Alegre antiga”.

A diretora do Museu, Letícia Bauer, comemorou o sucesso desta edição. “É um evento que a cada ano surpreende positivamente, tanto pelo número de pessoas, quanto pelo interesse do público”, explica.

Na Praça da Alfândega, onde foi montado um palco, as filas para visitar as exposições do Memorial do RS e do Margs se confundiam com o público que assistia a shows musicais e também usufruía da praça de alimentação. Além de experimentar bebidas artesanais, era possível adquirir um eco copo, que poderia ser devolvido no final do evento, ou levado para casa.

Algumas pessoas reclamaram da quantidade de pessoas nas atrações, que acabavam com filas e ingressos esgotados. Também houve relatos de que o Linha Turismo, da Prefeitura de Porto Alegre, não estava conseguindo suprir a demanda.

Histórico

Realizado em Porto Alegre desde 2016, o projeto Noite dos Museus já mobilizou mais de 100 mil pessoas, fomentando a visitação dos museus e contribuindo para a transformação do cenário urbano através de uma proposta cultural rica e eclética, plural e democrática.

A história recente e a história remota ganham novas narrativas através do olhar das milhares de pessoas, crianças, jovens e adultos, ávidos de novas descobertas, que serpenteiam as ruas de Porto Alegre revelando outra trama da cidade.

Obras de arte, espaços, sons, prédios, uma estética esquecida que desperta a nossa imaginação e nos transporta a mundos pouco conhecidos em que a subjetividade da cidade deixa transparecer sua história pluricultural múltipla.

Este ano a data coincidiu com o Dia Internacional dos Museus, celebrada anualmente no dia 18 de maio. Em todo o mundo foram realizadas programações especiais preparadas pelas instituições culturais.