INMET emite alerta para chuvas intensas e grandes acumulados no RS nesta segunda

De acordo com o INMET, há risco para tempestades no Rio Grande do Sul nesta segunda. O alerta é do nível laranja, o segundo mais alto na escala.

O tempo instável não dará trégua a grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (13). Por conta da formação de novas áreas de instabilidade, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso para o risco de tempestades no Estado. O alerta é do nível laranja, o segundo mais alto na escala.

Conforme o órgão, há possibilidade de chuvas intensas sobre o estado, com acumulados de 50 e 100 mm. Também podem ocorrer ventos intensos, de 60 a 100 Km/h, e queda de granizo. O INMET ainda alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta do INMET é reforçado pelo CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos). De acordo com  órgão, há risco para tempestades no Estado nesta segunda-feira. “Localmente, haverá condição para acumulados elevados e transtornos a população“, aponta o Centro de Previsão.

Em ambos os avisos, as áreas de risco são parte da Fronteira Oeste, Noroeste, Norte, Centro, Serra, região metropolitana e Litoral Norte, conforme INMET e CPTEC.

Áreas sob o alerta

RS: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai e Litoral Gaúcho.

SC: Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense.

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).