fbpx

INMET alerta para risco de tempestades no Rio Grande do Sul nesta terça-feira

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul. O motivo é a atuação de uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica.
Foto: Arquivo / Agora no Tempo

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul. O motivo é a atuação de uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica.

De acordo com o órgão, podem ocorrer transtornos para a população causados pelas pancadas de chuva e acumulados.

O alerta, do nível laranja – o segundo maior na escala do INMET -, destaca a possibilidade de grandes volumes de precipitação. Conforme o Instituto, podem ocorrer pancadas de até 60 milímetros por hora. E, ao longo do dia, acumulados de 50 a 100 milímetros de chuva.

O órgão também adverte para o risco de ventania e de queda de granizo. Todo o Rio Grande do Sul está sob o alerta, que é válido até às 21h desta terça-feira.

Confira o alerta completo

Riscos Potenciais

INMET publica aviso iniciando em: 21/05/2019 00:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Aviso para as seguintes áreas

Campanha, Oeste Catarinense, Planalto Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Sudoeste Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

📰 Receba as notícias do Agora no seu WhatsApp e Telegram
Notícias relacionadas