Heinze aborda iniciativas para o desenvolvimento do Estado

Durante o MenuPOA realizado na última segunda-feira o senador Luis Carlos Heinze abordou temas de interesse do país e do Estado, a convite da Associação Comercial de Porto Alegre.

O assunto inicial do evento foi exportação e a relação delicada entre China e Estados Unidos. Para o congressista, o conflito entre os dois países é um problema e uma oportunidade para o Brasil. “A produção de soja brasileira é semelhante à americana, mas o poder de fogo deles é muito grande, e eles usam esse poder como moeda de troca em suas negociações”, explicou o senador.

Segundo ele, pelo histórico de produção e pela capacidade ainda inexplorada na agricultura, sem devastar as florestas, o país tem muito para crescer neste segmento. “Se o Brasil não tiver ideologia vai ser a maior nação agrícola do planeta, pela nossa capacidade de produzir e de pesquisar”, afirmou Heinze.

Para o senador, a ideologia de certa forma é um atraso e atrapalha. Segundo ele, o país poderia estar muito a frente, e citou a época da aprovação dos transgênicos, que sofreu resistência, mas considera um avanço. “A ideologia não pode atrapalhar o desenvolvimento de um Estado e de um país”, opinou.

Outro ponto abordado pelo senador foi a questão das concessões como alternativa para obras inacabadas no Estado, como, por exemplo a obra de duplicação da BR 116. A sugestão é que o trecho de Porto Alegre à Camaquã fique de responsabilidade do governo, e o trecho entre Camaquã e Pelotas fosse concessionado.

Ao finalizar o congressista salientou ainda três pontos fundamentais para que o Brasil se desenvolva, e que estão em pauta no senado, que são: reforma da previdência, reforma tributária e combate à corrupção.

O Menu Porto Alegre promove palestras e debates sobre temas que impactam no desenvolvimento da cidade e da sua população, como perspectivas, empreendedorismo, tecnologia, sustentabilidade entre outros assuntos.