Fórum abordará os rumos na geração de energia solar

Com o objetivo de debater o rumo da geração solar nos próximos anos e fortalecer o mercado gaúcho na área de energia solar e eficiência energética, a primeira edição do Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética contará seis cases de cidades das regiões Sul e Centro-Oeste.

Nos dias 22 e 23 estão programados debates sobre o mercado de energia solar e eficiência energética.

No dia 24, será realizado o workshop “Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos”.

O evento será realizado na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves (RS) e as inscrições podem ser feitas no site do evento www.forumenergiasolar.com.br/inscricao.

Cases

O primeiro case apresentado no fórum, na manhã de quarta-feira (22), mostrará a experiência do CTG Pousada da Figueira, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS). Conhecido como “o primeiro CTG no mundo com energia solar”, o projeto, que transforma a instituição em um espaço mais ecológico e eficiente, foi executado em 2017 pela Yes Energia Solar.

O case do Le Parc Jardim Residencial, da Edif Engenharia e Arquitetura, também integra a programação da quarta-feira. Em fase de construção em Caxias do Sul (RS), o condomínio verde sustentável inclui a energia fotovoltaica em uma proposta ampla de sustentabilidade e baixo impacto ambiental. Com 109 residências independentes, o condomínio terá, além de um sistema inteligente para aproveitamento de água, como a pavimentação drenante, uma construção focada em eficiência energética.

Sediada em Santa Cruz do Sul (RS), a Solled Energia mostra cases nos dois dias fórum: o primeiro apresenta o projeto da empresa gaúcha Silvestrin Frutas, de Farroupilha (RS), que instalou esse ano um sistema de geração de energia solar fotovoltaica no seu centro de distribuição em Brasília (DF); e o da Viação União Santa Cruz, que tem projetos instalados em duas unidades da empresa: a matriz, em Santa Cruz do Sul (RS), e em uma garagem, em Porto Alegre.

No segundo dia do fórum, a Efall Engenharia Elétrica apresenta o case da usina solar, instalada na empresa Gratt Indústria e Tecnologia Ambiental, de Capinzal (SC), que fabrica máquinas e equipamentos para a área de saneamento básico, ambiental e industrial.

Outro projeto é do Supermercado Gheno, em Bento Gonçalves (RS), um bom exemplo de como a instalação pode aproveitar o máximo dos recursos em cada situação.

Programação

O potencial brasileiro e, principalmente, o gaúcho vão permear os debates. Além da apresentação dos cases de sucesso, a programação terá palestras, painéis com temas como legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar; financiamentos para projetos em energia solar e eficiência energética; cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética; e projetos de geração distribuída com energia solar e sistemas híbridos.

“O Rio Grande do Sul aparece no segundo lugar em números de sistemas solares instalados em residências, comércios e empresas, totalizando 16% do mercado solar brasileiro. O nosso Estado tem uma taxa de irradiação média diária em torno de 4,6 kWh/m2, e temperaturas mais amenas, o que favorece a geração de eletricidade a partir do Sol e mostra o potencial gaúcho no setor”, explica o professor Tiago Cassol Severo, coordenador do fórum.

Além do potencial natural para o desenvolvimento do setor, o evento também aposta no perfil empreendedor da região para estimular novos negócios e o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “O crescimento da energia solar para geração de energia elétrica tem motivado novos negócios e indicado novas formas de economizar. O fórum vem para oportunizar um espaço de discussão e debate frente às normativas da Aneel e às técnicas de projeto e instalação de sistemas solares em residências, comércios e indústrias”, explica Severo, referindo-se, além dos dois dias de palestras e debates do fórum, ao workshop, a parte mais prática do encontro.

Na abertura do evento, dia 22 de maio, o diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul e professor de Engenharia Elétrica e Especialização em Energias Renováveis na PUC/RS, Eberson José Thimmig Silveira, abordará o ‘Panorama Energético no Brasil’; o diretor técnico da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Marcelo Sigoli, fará palestra sobre ‘Eficiência Energética’; e o integrante da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Mauro Soares, palestra sobre “O Mercado Fotovoltaico e a Geração Distribuída”.

O fórum ocorre em pleno debate sobre a revisão, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Resolução Normativa nº 482/2012, que trata das regras para micro e minigeração distribuída. E entender as mudanças propostas é fundamental para os agentes do setor interferirem nessa discussão. Esse tema será abordado pela vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim, que falará sobre o “Cenário atual da Regulação em GD”, na quinta-feira, dia 23.

Saiba mais sobre a programação em www.forumenergiasolar.com.br/programacao

Workshop

A sexta-feira, dia 24, será destinada ao workshop “Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos”, nos turnos da manhã e da tarde, ficará a cargo do engenheiro eletricista e pesquisador Lucas Nascimento, que possui doutorado na área de energia solar fotovoltaica e participa, desde 2005, do grupo de pesquisa sobre energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Espaço de Negócios

Paralelamente às palestras e aos painéis, o fórum terá um Espaço de Negócios, que já conta com 16 empresas confirmadas. Instalado na Rua Coberta, ao lado da Casa das Artes, o Espaço poderá ser visitado, gratuitamente, pelo público em geral, mesmo por aqueles que não estiverem participando da programação, das 8h30 às 18h, nos dias 22 e 23 de maio.

Serviço

O quê: Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética e workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’

Quando: 22 a 24 de maio de 2019

Onde: Fundação Casa das Artes

Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves (RS).

Para mais informações acesse: www.forumenergiasolar.com.br / facebook.com/forumdeenergiasolar / instagram.com/forumdeenergiasolar

Contatos: (54) 34196563 / 999719713 / 981017357 / [email protected]