Filhote de jacaré é encontrado no Centro de Canoas

O macho, que tem de seis a oito meses, foi encontrado por moradores próximo de uma boca de lobo da rua Coronel Vicente.

Um filhote de jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado próximo no Centro de Canoas, na região metropolitana, na noite de domingo (5). O macho, que tem de seis a oito meses, foi encontrado por moradores próximo de uma boca de lobo da rua Coronel Vicente.

O visitante inusitado foi recolhido por uma equipe do Mini Zoo de Canoas pouco tempo depois. Enquanto não era resgatado, o bichinho ficou “hospedado” na casa do empresário Adilson Carmo, que mora próximo. “Um funcionário meu encontrou o bicho na rua e trouxe para cá por volta da meia-noite. Acionamos os Bombeiros e as outras autoridades para recolher o jacaré”, contou. Além do empresário, seu filho Israel, de 4 anos, também manuseou o animal.

No entanto, fazer a captura de répteis, mesmo que filhotes, traz riscos. Conforme o veterinário Leandro Basile, o jacaré-de-papo-amarelo tem uma mordida que pode trazer danos. “Apesar da mordida não ter profundidade, ela tem muita força. Além do movimento lateral que a espécie faz poder dilacerar a pele. O mais agravante é que toda mordida de réptil possui um nível alto de contaminação”, alertou.

Jacaré já voltou para a natureza

Conforme o veterinário, o jacaré-de-papo-amarelo pode ter sido encontrado pelos humanos por causa da chuva forte. “Para ele foi uma falta de sorte, a chuva que caiu deve ter desviado da rota normal. Não é possível precisar de onde ele veio. A espécie é comum em todo o Rio Grande do Sul. Mas encontramos ele com boas condições de saúde e fizemos a reintrodução a natureza o mais rápido para que ele pudesse se alimentar”, afirmou o veterinário. A soltura do animal ocorreu, de acordo com a equipe de resgate, por volta do meio-dia de hoje no Delta do Jacuí.

Conforme a equipe do Mini Zoo, o jacaré encontrado tinha cerca de 40 centímetros de comprimento. Os animais adultos da espécie podem medir de 1,5 a 2 metros. Os répteis da espécie possuem uma característica independente, afastando a hipótese de que outros filhotes ou jacarés adultos possam ter acompanhado o filhote.

Caso a população encontre algum animal em situação de risco, pode ligar para o telefone do Mini Zoo. O número é 51 99787-1078. Além do resgate, o centro faz a reabilitação de animais da fauna silvestre.