Feira estudantil oferece vagas de estágio, palestras e entretenimento

A 22ª edição da feira estudantil Expo CIEE, que abre hoje (23) e vai até o dia 25 de maio, na Bienal do Ibirapuera, vai oferecer nove mil vagas para estagiários e jovens aprendizes, em São Paulo e região metropolitana, além da segunda edição do Hackathon e Game Arena.

O evento tem por objetivo promover um encontro entre empresas e instituições de ensino, em único espaço, proporcionando a troca de informações sobre formação e ambiente profissional, além de oferecer entretenimento gratuito ao público.

Tecnologia

O espaço Game Arena reúne simulador de corrida, PS4 PRO, Nintendo Switch e óculos de realidade virtual. Já o Playstation na Estrada é equipado com cinco estações e mais uma de óculos de realidade virtual, em que será possível testar os jogos VR Worlds, PES 2019, Spider Man, Horizon Chase, GT Sport e Spyro.

Os organizadores do evento destacam que o universo dos games está transformando a maneira como as pessoas compram, consomem e interagem com a tecnologia, o que pode se tornar uma oportunidade entre os jovens na hora de escolher a profissão.

Uma escola especializada no ensino de desenvolvimento de jogos e cursos de computação gráfica levará os dubladores como Charles Emmanuel, conhecido pela voz do personagem Rony Weasley, da franquia Harry Potter; Marcio Seixas, dono da voz de James Bond, dos filmes de 007; e Marco Ribeiro, dublador oficial do ator Robert Down Jr., o Homem de Ferro dos filmes da Marvel.

Empreendedorismo

Com o objetivo de debater temas como empreendedorismo, tecnologia, marketing digital e carreiras, a Expo CIEE criou o CIEE Lab, que apresentará 24 palestras de até 30 minutos cada.

Entre os palestrantes confirmados estão Priscila Neri, fundadora da Talk2U, agência de Comunicação e Marketing Digital; a Youtuber Stephanie Garcia; a empreendedora Victoria Romano; Augusto Aielo, CEO da Soul Urbanismo; Nando Gaspar, CEO da Conexão Empreendedora; Cristiana Mango, supervisora de planejamento e inteligência de mercado do CIEE; Mateus Denardin, CEO da Parkse; e Alexandra Gomes, Gerente de Transformação Digital na Unilever.

Esporte

Neste ano, a feira terá programação dedicada ao esporte. Alguns dos palestrantes confirmados são Fernando Meligeni, ex-tenista profissional brasileiro e comentarista esportivo; André Kfouri, jornalista esportivo brasileiro e apresentador na ESPN Brasil; e o jornalista Flavio Prado.

O Museu do Futebol promoverá o diálogo “Empoderamento Feminino: Mulheres no país do futebol” com as educadoras Angélica Ângelo e Débora Oliveira, do núcleo de educação da instituição.

Finanças

Segundo a Expo CIEE, com base em levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela SPC Brasil, quatro entre dez jovens estão ou já estiveram com o nome sujo. O principal motivo é a necessidade de contribuir com as despesas domésticas, associado ao descontrole de finanças pessoais.

Com foco na educação financeira, a programação inclui um ecape room com duração de 10 minutos, em que os participantes terão que resolver desafios de como gastar o dinheiro para escapar das chamadas salas de fuga.

Entre os nomes confirmados para palestrar sobre o tema de finanças, está Guilherme Prado, presidente da ONG Bem Gasto, que oferece fundamentos da educação financeira para crianças, jovens e adultos.

Inclusão

A feira aborda ainda a inclusão para profissionais com deficiência no espaço Inclui CIEE, além de promover o primeiro escape room com tema diversidade. A expositora Mais Autonomia levará os óculos “OrCamMyEye”, um dispositivo de inteligência e visão artificial que proporciona mais autonomia e independência às pessoas com cegueira ou baixa visão.

Saúde

A Expo CIEE destaca estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, mostrando que doenças ligadas à violência física, psicológica e sexual apresentam índices maiores entre adolescentes e jovens.

Para debater o tema, foram convidados especialistas como Milka Freitas, educadora em sexualidade; André Barros, supervisor de Laboratório e gerente Técnico no Centro Universitário São Camilo; Rebeca Gerhardt, Médica Ginecologista e Obstetra; e Anthony Wong, professor e diretor médico do centro de intoxicação do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A 22ª Edição Expo CIEE ocorre das 9h às 19h, na Bienal do Parque Ibirapuera, com entrada gratuita.

As inscrições para as palestras podem ser feitas no site www.expociee.com.br.