Feevale vence etapa do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Feevale vence etapa estadual do Prêmio Sebrae

O projeto Startup Teens, realizado pela Universidade Feevale tirou o primeiro lugar na etapa estadual da primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

De 76 iniciativas inscritas, apenas quatro avançam para a próxima fase. A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (20), em Porto Alegre.

A distinção é composta por três etapas: estadual, regional e nacional. O projeto Startup Teens foi classificado para a próxima etapa do prêmio.

As iniciativas foram escolhidas por servirem de exemplo e estímulo para outras instituições de ensino promoverem uma educação voltada ao empreendedorismo em seus alunos.

Lançado em 2018 na Escola de Aplicação Feevale e já em sua segunda edição, o Startup Teens tem o objetivo de despertar, em estudantes da Educação Básica, atitudes empreendedoras, tanto na vida pessoal quanto na futura vida profissional.

Os adolescentes são encorajados a terem boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.

Os alunos contam com mentorias, minicursos de Design Thinking, de MVP (Minimum Viable Product) e de pitchs, por exemplo, tudo gratuitamente. A primeira edição foi realizada com estudantes da Escola de Aplicação Feevale e a segunda foi promovida em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Bom, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do município.

Conforme a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, a Instituição ficou muito satisfeita quando o Sebrae lançou o Prêmio de Educação Empreendedora, pois muitas ações promovidas no Estado, em diversos níveis, precisavam ter essa visibilidade e valorização.

“Nós, da Universidade Feevale, optamos por submeter um projeto lançado no ano passado, na nossa Escola de Aplicação, e cuja segunda edição acontece em escolas municipais de Campo Bom. Por meio do Startup Teens, o estudante aprende que ele pode ser empreendedor, não só na sua carreira, mas também dele mesmo, de sua vida, nos seus estudos, nos seus planos. Assim, esse aluno pode chegar à graduação mais seguro e mais capacitado”, afirma.

A iniciativa, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), reconhece, incentiva e dá visibilidade às melhores práticas no país, além de reconhecer os agentes envolvidos com educação nos mais diferentes níveis.