Feevale deverá elaborar qualificação profissional de estudantes

Feevale deverá elaborar qualificação profissional de secundaristas

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, e o professor da Instituição, Gabriel Grabowski, se reuniram, na última semana, com o secretário de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, Faisal Karam, e com as diretoras da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), Denise Villas Boas e Raquel Padilha.

No encontro solicitado por Karam, os representantes conversaram sobre a possibilidade de elaborar uma proposta com enfoque na qualificação profissional de estudantes do Ensino Médio.

Para o secretário, as universidades são detentoras de boa parte do conhecimento, da inovação e da tecnologia. Segundo Karam, o Estado quer trazer as instituições de ensino como parceiras de projetos inovadores e empreendedores dentro da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que entrará em vigor a partir de 2020. “Estamos fazendo provocações para que as universidades apresentem projetos inovadores e que o Estado possa se entrelaçar, ser parceiro e vice-versa”, explicou.

De acordo com Prodanov, nada acontece se não há parceria entre as instituições, o poder público e a sociedade. “É importante que o governo use do conhecimento das universidades, principalmente aquelas que são comunitárias, como a Feevale, para o atendimento das necessidades das escolas e da sociedade de forma geral.”