Em NH, secretário anuncia projeto envolvendo parques tecnológicos

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís da Cunha Lamb, fez uma visita à Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. A secretaria está em processo de elaboração de um projeto que envolva os parques tecnológicos, por isso estão sendo feitas visitas aos ambientes de inovação do Estado para iniciar articulações em torno de um grande projeto para desenvolver a economia do Rio Grande do Sul.

Acompanhado do secretário adjunto, Fernando Mattos, ele foi recepcionado pelo reitor da Instituição, Cleber Prodanov, e pela diretora de Inovação, Daiana de Leonço Monzon, na Reitoria, Câmpus II da Universidade. Também participaram Alexandre Peteffi, da E271 Consultoria, e de Marcelo Sperb, diretor da Wirklich, empresa estabelecida no Feevale Techpark.

Lamb visitou o Hub One de Criatividade e Inovação. Entre as ideias discutidas, está a criação de um fundo de apoio para as empresas de inovação. Lamb também demonstrou interesse pela cooperação que a Feevale possui com as instituições de ensino da Finlândia e acenou para a possibilidade de articulação com o país nórdico por intermédio da Universidade.

Para Lamb, a Feevale é um exemplo do que as universidades podem fazer para contribuir com o desenvolvimento baseado na inovação e no conhecimento, em parceria com empresários, empreendedores, poder público e sociedade. “É um modelo como esse que queremos levar para todo o Estado. Já a parceria com a Finlândia é uma referência, não somente pela sua base tecnológica, mas pela sua educação, que é uma das melhores e mais avançadas do mundo. Trazer essas experiências para nosso sistema ensino e de inovação é fundamental, e a Feevale está de parabéns por ter parceiros como este”, afirmou.

Conforme Prodanov, a visita da secretaria para conhecer a Instituição foi muito importante. “Conseguimos conversar sobre a criação de um fundo de apoio para inovação nas empresas, de possibilidades de expansão da experiência do Hub One e do parque tecnológico, e também iniciamos uma conversa de apoio a projetos de inovação que a Universidade desenvolve. É importante essa aproximação, até mesmo pelo interesse do Governo no nosso projeto com a Finlândia: o secretário nos solicitou que pudéssemos desenvolver um piloto de formação na área de Inteligência Artificial, junto à parceira finlandesa, para que possa ser disponibilizado, futuramente, a todo o Estado”, disse.

No Hub One, o grupo se reuniu com entidades de classe de Novo Hamburgo. Participaram representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV), do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e afins (Abrameq).

A reunião teve o objetivo de aproximar as empresas dos projetos de inovação desenvolvidos pelo Governo do Estado.