Dia D de vacinação contra a gripe é neste sábado

Dia D de vacinação contra a gripe é neste sábado

A campanha de vacinação contra a gripe terá neste sábado (4) o Dia D, quando mais de 1,8 mil postos de saúde estarão abertos para a imunização.

Desde o início, em 10 abril, cerca de 1,2 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a influenza no Rio Grande do Sul.

Ao todo, são mais de 3,8 milhões de pessoas no Estado que integram os grupos aos quais as vacinas são destinadas.

No País, dados do Ministério da Saúde mostram que até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas já tinham sido imunizadas. O público-alvo totaliza 59,5 milhões de pessoas.

Grupos prioritários para a vacinação:

– Crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos)
– Gestantes (em qualquer período de gestação)
– Mulheres até 45 dias após o parto
– Trabalhador da saúde
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Professores
– Policiais, bombeiros e militares
– Doentes crônicos (doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepáticas, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados ou pessoas com trissomias)

Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações, para a dose começar a ser efetiva, são necessários em torno de 15 dias após a aplicação, enquanto o maior efeito chega cerca de um mês após a aplicação.

Em alguns grupos com imunidade mais frágil, como em idosos, esse período pode levar ainda mais tempo, chegando a cinco ou seis semanas.

As condições do inverno favorecem a proliferação dos vírus da gripe no ambiente. Com as temperaturas mais baixas, as pessoas permanecem mais tempo em locais fechados e pouco arejados, o que facilita a transmissão de pessoa para pessoa através de tosse ou espirros. O vírus da influenza também fica mais tempo em suspensão no ar com o clima frio e seco, característico do inverno.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, em 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.