Defesa Civil emite alerta para risco de chuvas intensas e queda de granizo no RS

De acordo com os órgãos, há possibilidade de chuva intensa, vento forte e até granizo no Estado.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em coordenação do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), advertiu a população para o risco de temporais no Rio Grande do Sul. De acordo com os órgãos, há possibilidade de chuva intensa, vento forte e até granizo no Estado.

A advertência é válida para as regiões Norte, Serra, Campos de Cima da Serra, Litoral Norte e região metropolitana de Porto Alegre. Conforme o Cemaden, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte.

Os maiores acumulados são esperados para o nordeste do Rio Grande de Sul e sul de Santa Catarina. Nessas áreas a possibilidade de eventos geo-hidrológicos é média, de acordo com o Centro.

Confira o alerta da Defesa Civil e Cemaden 

Defesa Civil: RS, chuva intensa vento forte e possib[ilidade de] queda de granizo em pontos isolados do planalto campos de cima da serra reg. Metropolitana e litoral norte.

INMET e CPTEC também emitiram avisos

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso para chuva intensa no Rio Grande do Sul. Conforme o órgão, a precipitação pode ser acentuada, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) aponta que, nessa sexta-feira, o dia será com chuva. As pancadas podem gerar acumulados expressivos na região metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte.

Também no Litoral Norte e no Leste do RS, a intensidade da chuva poderá ser forte com acumulados pontuais bastante expressivos.

Defesa Civil de Porto Alegre em alerta para chuva forte

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta sobre a possibilidade de chuva forte e vento moderado a forte nas próximas 24 horas na Capital. A medida foi adotada em virtude da análise realizada junto à Defesa Civil Estadual e das previsões dos sites oficiais de meteorologia. Em situações de emergência a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.