CPTEC e INMET emitem alertas para risco de tempestades no Rio Grande do Sul

O tempo vai mudar radicalmente na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (20). O avanço de uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, provoca instabilidades. E, conforme o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), há risco grande de temporais em parte do Estado.

O Centro coloca toda a Fronteira Oeste em alerta vermelho, o segundo mais alto na escala – atrás somente do preto, onde há risco eminente de danos por temporais. De acordo com o órgão, na área em vermelho, a segunda-feira (20) será de pancadas de chuva acompanhadas de raios.

O CPTEC destaca, porém, que a chuva pode ser localmente intensa e vir também acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade. Também há risco para queda de granizo.

Já na área laranja, o Centro indica que há possibilidade de chuva forte, acompanhada de queda de raios. “Localmente a chuva poderá ser intensa e vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade”, aponta o Centro.

Alerta reforçado pelo INMET

O alerta de tempo severo é reforçado pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Conforme o órgão, para esta segunda-feira, são esperados volumes entre 50 e 100 milímetros de chuva. As áreas sob a advertência são Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul gaúcho.

Confira a íntegra do alerta

INMET publica aviso iniciando em: 20/05/2019 00:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).