Confirmados dois óbitos por gripe influenza no Rio Grande do Sul

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou os dois primeiros casos de óbito por gripe no Estado. Tratam-se de dois idosos: um de 71 anos residente em São Gabriel e outro, de 79 anos, morador em Barra do Ribeiro.

De acordo com o governo do Estado, os diagnósticos foram confirmados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde para os tipos de vírus influenza A-H1N1 e A-H3N2.

Para a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o fato reforça a importância da vacinação para os grupos considerados prioritários. “Os óbitos alertam para a necessidade de as pessoas se vacinarem, principalmente as crianças, que tiveram uma das menores coberturas até agora”, disse.

O dois idosos procuraram atendimento após apresentarem sintomas de desconforto respiratório, com tosse, dor de garganta e febre.

Eles precisaram ser transferidos para leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e chegaram a iniciar o tratamento com Tamiflu. Segundo o governo do Estado, nenhum deles chegou a ser vacinado neste ano. “As internações ocorreram antes do início da campanha de vacinação para os idosos.”

Os dois tinham ainda fatores de risco. O morador de São Gabriel era diabético, enquanto a residente em Barra do Ribeiro tinha uma imunodeficiência crônica.

Até esta quarta, foram registrados nove casos pelos três tipos de vírus influenza, sendo esses óbitos entre eles.