Chuva retorna ao RS nesta quarta, com chance para novos temporais

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos também emitiu advertência para risco de tempestades em grande parte do RS nesta quarta.

A Sala de Situação da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS) divulgou um novo boletim meteorológico, com nova advertência para risco de tempestades no Estado. O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu advertência para grande parte do RS (confira abaixo).

Ainda nesta terça-feira, uma massa de ar seco toma conta de grande parte do Estado. O tempo seguirá firme. Apenas em áreas isoladas no Litoral Norte pode haver chuva fraca. No entanto, uma nova virada ocorre a partir desta quarta.

Conforme o órgão, novas áreas de instabilidade se formam no alto da atmosfera e organizam nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul. Ao longo da quarta-feira, pancadas devem ocorrer intercaladas com períodos de sol.

Os maiores acumulados ficam concentrados na metade norte. Norte, Noroeste, Centro e Nordeste, além da capital e Região Metropolitana devem ser atingidos. Há risco para novos temporais nas cidades que ficam nessas regiões, conforme a Sala de Situação.

Na quinta-feira (9), deve chover em todo o Estado. No entanto, os temporais se mantêm principalmente na metade norte. A tendência chuva segue em razão da presença de instabilidades favorecidas por sistemas de baixa pressão.

Alerta do CPTEC

Conforme o CPTEC, todo o Noroeste, Norte, parte do Centro e da Fronteira Oeste do RS tem risco para temporais nesta quarta-feira (8). O Oeste de Santa Catarina e parte do Oeste e Sul do Paraná também estão sob a área de alerta.

O órgão adverte que as chuvas, nestas localidades, podem ser localmente fortes. A chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados pontuais de chuva. Poderão ocorrer também granizo eventual.

Receba alertas da Defesa Civil no seu celular

  • Para se cadastrar, basta enviar um SMS (mensagem de texto) com o CEP (código de endereçamento postal) de interesse para o número 40199.
  • De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199“.
  • É permitido cadastrar mais de um CEP.
  • E se o usuário quiser saber quais CEPs estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.

As advertências serão enviadas para a caixa de entrada de SMS toda vez que a Defesa Civil emitir uma advertência. Se você receber o alerta, é porque seu endereço está sob um alerta sobre adversidades meteorológicas, como temporais, deslizamentos ou inundações.

Lembre-se que o serviço não está disponível por meio de aplicativos de mensagem instantânea que se conectam via internet, como WhatsApp e Telegram, por exemplo.