Sobe para 41 número de mortes em acidente com avião no aeroporto de Moscou

Pelo menos 78 passageiros deixaram a aeronave pelas saídas de emergência. O avião continuou a queimar na pista, lançando uma grande coluna de fumaça negra no ar.

Um avião de passageiros pegou fogo e fez um pouso de emergência no Aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou (Rússia). Segundo a Agência Tass, que cita fontes de saúde e vários feridos, o acidente provocou 41 mortes. Ainda de acordo com a Tass, 37 pessoas conseguiram sobreviver.

A aeronave era um Sukhoi Superjet-100, operado pela empresa de bandeira russa Aeroflot. O avião transportava 78 passageiros, sendo 73 passageiros e cinco tripulantes. O Superjet-100 foi destruído pelo incêndio ainda na pista, lançando uma grande coluna de fumaça negra no ar.

Entre os sobreviventes, três deles estão em tratamento intensivo. “As vítimas sofreram queimaduras e ferimentos por inalação de fumaça”, disse a ministra da Saúde, Veronika Skvortsova. Ela deu as últimas informações sobre o caso em um breve comunicado à imprensa.

Conforme a agência Interfax, o avião havia decolado de Sheremetyevo para Murmansk, na região do Círculo Polar Ártico. No entanto, ainda por razões desconhecidas, o voo SU 1492 foi forçado a fazer um pouso de emergência pouco depois. A aeronave voltou ao aeroporto de partida e pegou fogo logo uma segunda tentativa de pouso.

Imagens divulgadas pela internet, feitas por passageiros no aeroporto, mostram o avião já em chamas e a grande nuvem de fumaça. As pessoas também podem ser vistas fugindo da aeronave enquanto vários veículos dos bombeiros chegavam.

O avião, de acordo com a agência Interfax, tentou o pouso de emergência pela primeira vez sem sucesso. Na segunda tentativa, a aeronave atingiu o chão com força. Depois, raspou a parte da cauda, começando o incêndio, que se propagou rapidamente.

* Com informações da RAI, televisão pública da Itália; e do canal RT, da Rússia