A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre dá início à Série Igrejas 2019

Com uma apresentação para contemplar os 100 anos da Igreja São João Batista, uma das paróquias mais antigas e tradicionais da Capital. A iniciativa, que busca levar música de concerto a diferentes templos religiosos da cidade, conta com a presença de dois renomados músicos. Sob a batuta do polivalente Arthur Barbosa, regente da Ospa Jovem, diretor artístico da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza e violinista da Ospa, a sinfônica destaca peças de Verdi, Berlioz, Donizetti, Rossini e Mozart. Os solos são interpretados pela renomada mezzo-soprano Angela Diel, que tem na bagagem o Prêmio Açorianos de Música como melhor intérprete erudita, além da passagem anual em países do exterior. O concerto ocorre na Igreja São João Batista (Av. Benjamin Constant, São João, 76), sexta-feira, às 20h, e tem entrada franca.

Na primeira parte do programa, Giuseppe Verdi (1813-1901), considerado o maior nome da escola romântica italiana, é interpretado. A obra é a abertura de uma das óperas mais famosas de todos os tempos: ‘‘La Traviata’’, que foi composta em apenas quatro semanas, enquanto Verdi ainda finalizava sua obra anterior – II Trovatore -, demonstrando a grande versatilidade do autor e sua facilidade para compor.

O concerto tem sequência com ‘‘Les nuits d’été’’, do francês Hector Berlioz (1803-1869). Compositor revolucionário, introduziu o conceito de música autobiográfica. A técnica se baseia na utilização de temas associados a ideias ou personagens centrais – com a incorporação de instrumentos variados à orquestra. Em seguida, a ária o Mio Fernando de ‘‘La favorita’’ é executada. Peça de Gaetano Donizetti (1797-1848) segmentada em quatro atos, a ópera foi elaborada para um libreto de língua francesa de Alphonse Royer e Gustave Vaëz, baseado na peça Le comte de Comminges de Baculard d’Arnaud. A obra diz respeito às lutas românticas do rei de Castela, Alfonso XI, e sua amante, a “favorita” Leonora, com pano de fundo para o conflito da expulsão moura da União Ibérica. Em seguida, os músicos retomam o terceiro ato da abertura de La Traviata, de Verdi.

Mais informações no site da Ospa.