8ª Grande Prova Vinhos do Brasil bate recordes

O júri da 8ª Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB), formado por 27 renomados profissionais, terá um imenso desafio para a degustação às cegas entre os dias 3 e 6 de junho, no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro.

A edição de 2019 bateu todos os recordes: até o momento são 1046 amostras catalogadas (1013 vinhos e 33 sucos de uva), superando em 13% a edição anterior; 121 vinícolas de sete estados do país, crescimento de 3%, e 42 diferentes variedades, 35% superior a 2018.

Além do ineditismo da nova categoria Bag-in-Box (BIB), o certame avaliará outras 10 novas categorias, criadas durante o processo de catalogação das amostras da 8ª edição.

Para ser considerada nova categoria é preciso, pelo menos, cinco amostras dos mesmos tipos de vinhos. São elas: Espumante Extra-Brut Nature Rosé (Charmat e Champenoise), Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise), Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise), Espumante Demi-Sec Branco Charmat, Espumante Demi-Sec Branco Champenoise, Branco Gewurztraminer, Branco Viognier, Tinto Teroldego, Tinto Sangiovese, Tinto Ancellotta, Tinto Petit Verdot.

Premiação

Nesta 8ª GPVB, a divulgação dos resultados será realizada de forma inédita por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais no dia 17 de junho, às 18h, com a presença de um grupo de críticos e especialistas.

Os participantes e interessados em conhecer os grandes campeões e destaques deste ano poderão acompanhar a anúncio ao vivo pelas redes sociais do Grupo Baco.

O GPVB 2019 conta com o apoio institucional das seguintes entidades: Ibravin, SindiVinho, Aprovale, Vinhos de Altatitude (SC), Vinhovasf, Agavi, Apromontes, Vinhos da Campanha, ABS-RJ e Hotel Vila Galé.