Vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira para crianças e gestantes

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será lançada nesta quarta-feira (10) na região Sul do País. Por definição do Ministério da Saúde, até o dia 18 serão vacinadas crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e gestantes.

Esse grupo prioritário deve se vacinar até o dia 18 de abril. Os dois públicos foram os que menos se vacinaram em 2018, por isso uma ênfase especial é dada desta vez.

A partir do dia 22, poderão procurar a dose nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado os demais grupos, como pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores.

Duas das três cepas do vírus Influenza que fazem parte da vacina foram alteradas para esta temporada. As alterações foram com base em estudos dos tipos mais frequentes que circulam no continente. Por isso é importante que os grupos prioritários façam a vacina todos os anos.

A vacina protege contra três apresentações do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde, com base em informações de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.

A vacinação se estende até 31 de maio.