TozziniFreire leva política e cidadania a jovens do Projeto Pescar

Em tempos de Internet, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, em que a oferta de informação é abundante, porém dispersa, TozziniFreire aposta numa forma mais tradicional e assertiva de levar conhecimento sobre política e cidadania a jovens e adolescentes. Trata-se do “Jogo dos Três Poderes”, projeto que teve nova edição nesta sexta-feira (5) na unidade do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico Trabalhista, em Porto Alegre.

A atividade, realizada mensalmente há mais de dez anos pelos voluntários do escritório TozziniFreire, tem como objetivo compartilhar conhecimento e discutir os papéis do Judiciário, do Executivo e do Legislativo de forma descontraída, criativa e com muita informação. O Jogo dos Três Poderes já contemplou mais de sete mil participantes.

Alunos com idade entre 18 e 21 anos e voluntários do Projeto Pescar participam da atividade. Durante duas horas, divididas em dois momentos, a classe é separada em três grupos para que os estudantes preencham grandes tabuleiros (1 m²), que representam cada um dos três poderes. Sentados no chão, em círculos, os grupos são convidados a apresentar para seus colegas as características do poder que já analisaram.

A proposta é trabalhar com “olho no olho”, sem linguagem técnica e de forma leve. A ideia é que os alunos verbalizem aquilo que aprenderam, trocando ideias e experiências.

Toda a atividade é pensada a partir da forma como o Estado brasileiro foi construído e atua. Além disso, são tratados conceitos baseados nos direitos do cidadão (descritos na Constituição nacional). O nome do jogo surgiu dessa divisão de responsabilidades e funções dentro do Estado.

O Pescar é um projeto de responsabilidade social criado no Rio Grande do Sul há 43 anos. Hoje, atua em todo o Brasil, levando para dentro das empresas uma tecnologia que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social. Está em 82 unidades de dez estados e 42 municípios brasileiros, além de unidades na Argentina, no Paraguai, no Peru e em Angola. Conforme dados do Relatório de Atividades 2017 da instituição, 30 mil egressos já foram impactados pelo projeto ao longo dos anos. A unidade Pescar da Comunidade Jurídico Trabalhista é uma iniciativa conjunta do TRT-4, OAB RS, Ministério Público do RS e Caixa dos Advogados. Esta é a primeira turma do Projeto Pescar criada no âmbito jurídico-trabalhista.