Temporais com chuva, vento e granizo provocam prejuízos em municípios do RS

Em Porto Alegre, foi registrada apenas chuva forte. Conforme a Defesa Civil do município, a precipitação foi de 51 milímetros no bairro Partenon.

Várias cidades gaúchas tiveram ocorrência de mau tempo entre a noite de ontem (15) e a madrugada desta terça-feira (16). Em Porto Alegre, foi registrada apenas chuva forte. Conforme a Defesa Civil do município, a precipitação foi de 51 milímetros no bairro Partenon.

Em Alegrete, as instabilidades chegaram em forma de uma forte tempestade. Os ventos derrubaram árvores em vários pontos da área urbana do município. Com as quedas, também houve corte no fornecimento de energia elétrica em vários pontos da cidade. Além do desarme de transformadores, há registro de rompimentos de cabos.

No interior de São Sepé, os prejuízos foram causados pela queda de granizo. Em alguns casos, as pedras de gelo que caíram tinham tamanho de um ovo de galinha pequeno. As localidades mais atingidas foram a do Cerrito do Ouro e Juliana. Por ser uma área rural, com poucos moradores, não houveram grandes prejuízos em residências.

O receio dos produtores é com as perdas na lavoura e nos pomares por causa do granizo. No entanto, o levantamento da safra está sendo realizado a partir da manhã desta terça-feira.

Cidades do norte gaúcho também registraram granizo na noite de segunda-feira. É o caso de Tupanciretã, onde o granizo também teve tamanho de um ovo de galinha. O temporal teria durado cerca de meia-hora, de acordo com moradores. Também há receio, por parte dos produtores, de prejuízos na lavoura.

Estragos na região metropolitana

Já em Gravataí foi a chuva intensa que trouxe prejuízos. Conforme o Cemaden, foram registrados 100 milímetros de chuva no bairro Itacolomi, 90 em Morungava e 70 milímetros na Morada do Vale I. A forte precipitação provocou alagamentos no bairro Barnabé.

Moradores de Esteio também tiveram alagamentos em residências por causa da chuva forte. Ainda não há levantamento de quantas residências foram atingidas pelas chuvas.

Na Capital, há pontos de alagamento e de queda de árvores. De acordo com a EPTC, (Empresa Pública de Transporte e Circulação) equipes trabalham para remoção de um vegetal na avenida Wenceslau Escobar, na zona sul. Na zona norte, o problema é o alagamento na avenida Sertório e vias adjacentes.

Previsão é de melhoria

O tempo deve se compor nas próximas horas no Rio Grande do Sul, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia. Depois da passagem das instabilidades, uma massa de ar frio, de origem polar, atua sobre o Estado. Ela vai provocar o afastamento das nuvens do Estado e queda de temperatura da tarde para a noite.