Setor de consórcio ultrapassa 2 milhões de adesões

Em 2018, o segmento de consórcio apontou um crescimento nas vendas de novas contas ao atingir 2,36 milhões de adesões, expansão de 8,3% em relação ao mesmo período de 2017.

Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC.

Para Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL, esse crescimento acontece devido às vantagens que o consórcio oferece para o consumidor.

Diferente de um financiamento comum, na modalidade de consórcio pode-se destacar o fato de que não há cobrança de juros, apenas uma taxa de administração que é diluída entre todos os meses do plano adquirido, além é claro, que é possível optar entre diferentes opções de valores e prazos.

Com o crescimento do segmento, é natural que o número de inadimplentes cresça. O perfil deles é bem diferenciado, o que exige uma negociação especializada, na qual seja levada em consideração as nuances e peculiaridades do sistema de consórcio.

O empresário Edemilson comanda a empresa de crédito e cobrança há mais de 20 anos e acredita que no último ano houve diversos fatores que geraram muitas dúvidas para o mercado e principalmente para o consumidor.

“A greve dos caminhoneiros impactou diversos setores e trouxe incertezas ao consumidor, muitos deles estavam receosos com sua condição e com isso buscaram poupar e ainda negociar suas dívidas para evitar o acúmulo de juros e encargos”, comenta Motoda.

Perspectivas

Já para 2019, as perspectivas para o setor, segundo o executivo, são ótimas. “Nós precisamos aguardar um pouco mais para sabermos como o novo governo eleito agirá no setor da economia. Por enquanto o mercado sinaliza positivamente e caso se mantenha dessa forma, teremos um ano melhor em diversos aspectos”.

Para Motoda, com o mercado voltando a reagir positivamente o consumidor volta a ter condições para estabelecer e cumprir acordos. Além disso, segundo a ABAC, a projeção é de que em 2019, o setor cresça 5,5% no volume.

Região Sul

Segundo levantamento da KSL Associados, o percentual de recuperação de algumas carteiras na região Sul teve um aumento de aproximadamente 20% pontos percentuais. Em janeiro de 2018 a recuperação das dívidas com até 30 dias de entrada no escritório, representavam 35%, este ano o número subiu para 55%.

KSL

Com mais de 20 anos no mercado, a KSL Associados atua no segmento de crédito e cobrança, contribuindo para o desenvolvimento de um do setores que mais cresceu nos últimos anos. Inicialmente atuando exclusivamente na área de cobrança, especialmente amigável, a empresa cresceu e se desenvolveu atuando assim, em todos os pontos de contato com o cliente.