Secretaria Municipal de Saúde confirma 24 casos de dengue em Porto Alegre

Nesta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 24 casos de dengue até 30 de março em Porto Alegre.

Do total, cinco são casos importados e 19, autóctones (contraídos na própria cidade). Os casos autóctones são todos do bairro Santa Rosa de Lima, na zona norte da Capital.

Os pacientes com confirmação de infecção fora da cidade têm histórico de viagem a Fernando de Noronha/PE (2), Belém do Pará/PA (1). E também em Betim/MG (1) e Vitória/ES (1).

Um caso importado de infecção por vírus chikungunya foi confirmado em um paciente que viajou para o Rio de Janeiro.

Os casos importados foram registrados em moradores de seis bairros. Segundo a prefeitura, os bairros são Arquipélago, São João, Vila Ipiranga, Santana e Ipanema (dengue) e Higienópolis (chikungunya).

Ações

Para conter a transmissão viral na zona norte, a prefeitura está realizando ações integradas no bairro Santa Rosa de Lima.

De acordo com a gerente distrital de Saúde da Região Norte-Eixo Baltazar, Bárbara Cristina de Azevedo Lima, mais de 800 residências foram visitadas por agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde.

“O objetivo foi identificar e eliminar criadouros de mosquito Aedes aegypti e busca ativa de casos sintomáticos não notificados”, explica Bárbara.