Projeto quer reduzir velocidade máxima para 50 km/h em vias de Porto Alegre

Limite de velocidade cairia dos atuais 60 km/h para 50 km/h, no caso de veículos leves; e de 60 km/h para 40 km/h no caso de veículos pesados.

Um projeto de lei do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) promete gerar discussão nas ruas de Porto Alegre. O parlamentar propôs a redução da velocidade máxima nas vias urbanas arteriais da Capital. Pela medida, o limite de velocidade cairia dos atuais 60 km/h para 50 km/h, no caso de veículos leves; e de 60 km/h para 40 km/h no caso de veículos pesados.

Conforme a Câmara de Porto Alegre, o projeto foi protocolado no dia 27 de março. Ainda não há prazo para apreciação da matéria na Casa.

O projeto de Sgarbossa também prevê redução de velocidade em áreas de maior risco ao pedestre. Dentro dessa categoria estão estabelecimentos educacionais, médicos, hospitalares e geriátricos. Nesse caso, a velocidade máxima permitida deverá ser ainda menor.

Conforme o vereador, “é prudente, sensato e viável não nos prendermos apenas aos limites de velocidade estabelecidos pelo CTB [Código de Trânsito Brasileiro”. De acordo com a atual regra, os limites são de 80 km/h nas vias de trânsito rápido, ou de 60 km/h nas vias arteriais.

Como exemplo, Sgarbossa destaca os casos das avenidas Assis Brasil e Bento Gonçalves. A redução da velocidade nessas avenidas diminuiria, na hipótese do vereador, os riscos de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas.

“Afinal, trafegando a, no máximo, 50 quilômetros por hora, há uma tendência natural de os motoristas e os motociclistas passarem a respeitar bem mais as leis de trânsito. Diminuindo, por consequência, o número de acidentes e de atropelamentos com vítimas fatais”, afirma o vereador.

(com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre)