Porto Alegre terá primeiro parklet 100% sustentável no bairro Bom Fim

O ponto ficará em frente à cafeteria Josephyna’s e o restaurante Sim Sala Bim, que ficam nos números 531 e 535 da João Telles, em frente ao Bar Ocidente.

Porto Alegre terá o primeiro parklet 100% sustentável no bairro Bom Fim. O equipamento, abastecido por um poste solar, será montado na rua João Telles pela empresa de energia solar Elysia. A previsão é de que o local fique pronto no segundo semestre deste ano.

O ponto ficará em frente à cafeteria Josephyna’s e o restaurante Sim Sala Bim, que ficam nos números 531 e 535 da Rua João Telles, em frente ao tradicional Bar Ocidente.

O espaço de lazer e convivência será abastecido por um poste solar. O parklet terá iluminação básica e carregamento de aparelhos eletrônicos. Com entradas USB, o poste solar é semelhante ao já instalado no Campus da Administração da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), no Centro de Porto Alegre. O projeto também foi realizado pela Elysia.

O projeto do parklet nasceu de uma parceria entre a cafeteria Josephyna’s, o restaurante Sim Sala Bim, a ZISPOA (Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre), Urban Ode, Mirá, ONG Solidariedade, Cooperativa CTSA e a Elysia Energia Solar.

O equipamento urbano será um espaço público de convivência. Ele será montado com estrutura ambientalmente sustentável.

O novo parklet, que se juntará aos outros sete já construídos em Porto Alegre, está em fase de projeto e, na sequência, passará para análise e liberação junto à Prefeitura de Porto Alegre, que já regulamentou decreto sobre as estruturas.

A estrutura, que se juntará a outras sete já construídas na cidade, está em fase de projeto. Foto: Divulgação

Valores sustentáveis

Para o sócio-diretor da Elysia, Luccas Priotto, a iniciativa de construção de parklets converge com os valores sustentáveis promovidos pela empresa. “Quando criamos a Elysia, nosso propósito foi abrir uma empresa que difundisse a prática sustável por meio da promoção da energia solar. Mais do que uma empresa de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos, somos propagadores da sustentabilidade. Portanto, projetos como os parklets se encaixam na nossa ideia de difundir as práticas de preservação ambiental. A instalação deste poste solar é mais uma ação de conscientização ambiental. Servirá para mostrar que a energia solar é uma tecnologia acessível a todos”, explica Priotto.

Com quase 200 instalações de energia solar finalizadas no Rio Grande do Sul, a Elysia é referência em elaboração de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos na região sul do Brasil. Só em Porto Alegre, a Elysia já tornou mais de 80 residenciais autossuficientes em termos de geração energética.

Localizada no bairro São João, zona norte de Porto Alegre, a empresa é reconhecida pela alta qualificação da sua equipe técnica e pela eficiência e rapidez nas instalações.

Virada Sustentável de Porto Alegre

O parklet sustentável da João Telles foi um dos projetos selecionados pelo edital da Virada Sustentável de Porto Alegre. No sábado (6), Priotto e a engenheira de energia, Natália Canton, irão participar de uma Roda de Conversa. O evento será realizado na Sala Araucária do Centro Cultural da UFRGS (Engenheiro Luiz Englert, 333) e começa às 14h .

Na conversa, será discutido o uso de parklets e paraciclos para fomentar o uso de bicicletas na Capital. A Virada Sustentável será realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril.

Ao todo, foram propostos 419 projetos culturais, sociais, educativos e ambientais. Destes, 155 foram escolhidos para integrarem a programação da Virada em diferentes locais da Capital Gaúcha e em cinco Ecopontos: Casa de Cultura Mario Quintana, Associação Cultural Vila Flores, Praça Júlio Mesquita, Parque da redenção e Centro Cultural da UFRGS.