Praia de Belas Shopping e GNC Cinemas realizam sessão inclusiva para autistas

O Praia de Belas Shopping, em parceria com o GNC Cinemas e com o Instituto Autismo & Vida, realizou, no último sábado (6), a Sessão Azul com a exibição do filme “Dumbo” especialmente direcionada para pessoas autistas.

A iniciativa faz parte da campanha de conscientização do autismo intitulada Blue Day, que o Praia de Belas integra até o final do mês de abril. A campanha, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, envolve uma série de ações sobre a necessidade de empatia da sociedade com a causa, além da importância do diagnóstico correto e do tratamento precoce dos sintomas.

A Sessão Azul, realizada no GNC Cinemas Praia de Belas, tomou conta de duas salas do local e ainda apresentou uma estrutura adaptada, como as luzes levemente acesas e som mais baixo que o normal, detalhes essenciais para que os participantes se sentissem à vontade. A proposta da sessão foi também estimular os autistas a participarem de atividades culturais de modo a abrirem novos horizontes e criarem possibilidades de lazer, além de funcionar como uma extensão ao trabalho terapêutico.

“Este tipo de iniciativa ajuda tanto os autistas quanto as famílias, pois quando enxergamos que somos aceitos, passamos a agir com mais naturalidade”, declara Elisabeth Katz, mãe que acompanhava pela primeira vez no cinema a sua filha autista, Alessandra. Elas estavam junto com o grupo de um centro terapêutico que atende pessoas com autismo.

“É muito gratificante para o GNC Cinemas proporcionar uma ação que possibilita a inclusão de pessoas ao universo da sétima arte. A sessão foi um sucesso e agradecemos a presença de todos, que se dispuseram a acompanhar estas crianças e jovens”, salienta a diretora de Marketing do GNC Cinemas, Lucia Cuervo Silva.

Além da sessão de cinema inclusivo, o Praia de Belas Shopping realiza, dentro do mês de abril, palestras e treinamentos para as equipes de atendimento, segurança, estacionamento e limpeza. As palestras estão sendo ministradas por Ana Paula Dihl Kohlmann, Diretora-Presidente do Instituto Autismo & Vida, e visam sensibilizar as equipes sobre questões relacionadas ao autismo, com a intenção de capacitá-los a identificar e auxiliar famílias e pessoas com este transtorno dentro da área do shopping e até mesmo em outros segmentos da sociedade.

“Quanto mais eliminarmos barreiras sociais em relação às pessoas com autismo, mais perto estaremos de tornar seu convívio o mais confortável e pleno possível, e essas conquistas são possíveis a partir de ações de sensibilização e conscientização”, afirma Ana Paula.

Também dentro da campanha, o Praia de Belas recebe, até o dia 30 de abril, a exposição fotográfica “Um Mundo tão Meu Quanto Seu”, do Instituto Autismo & Vida, assinada pela fotógrafa Maris Strege. A mostra, que retrata a beleza das pessoas autistas e de suas relações, tem imagens acompanhadas de textos que falam sobre o autismo de modo a que todos os visitantes possam se informar um pouco mais sobre a causa.

Para completar as ações, ao longo do mês de abril, a iluminação da fachada e a decoração do shopping recebem tons azuis, cor oficial da campanha, para chamar ainda mais a atenção da sociedade para a causa do autismo.