Porto Alegre celebra 60ª edição da Via Sacra no Morro da Cruz

Porto Alegre celebra 60ª edição da Via Sacra no Morro da Cruz

Moradores da zona Leste, agentes culturais e artistas irão encenar o auto de fé que conta os últimos momentos da vida de Jesus Cristo nesta Sexta-feira Santa (19), quando será celebrada a 60ª edição da Via Sacra no Morro da Cruz.

O evento tem início às 14h30min, com encenação em meio ao público, em frente ao Santuário São José de Murialdo, na rua 1º de Março, esquina Vidal de Negreiros.

Após, será realizada a procissão em uma caminhada de mais de 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz, onde ocorre a crucificação e a ressurreição de Jesus.

Tradição

O Auto de Fé, há 25 anos sob a direção de Camilo de Lélis, estará afinado com a Campanha da Fraternidade proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para 2019, que traz a temática “Fraternidade e políticas públicas”.

Participam do espetáculo Aldacir Olibone, como “Jesus Cristo”, Danny Griss, no papel de Rei Herodes, Renata de Lélis, como Salomé, Jairo Klein, interpretando Pôncio Pilatos, o músico Eduardo Nascimento, especialmente convidado para o papel de São Pedro, e Sirmar Antunes, como narrador de toda a encenação, entre outros profissionais e técnicos.

A realização é da Cia. Face & Carretos, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, Sistema Pró-Cultura-RS e patrocínio da Cia. Zaffari e Panvel. Apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Santuário São José de Murialdo.

Programação

14h30 – Mensagem da Paixão – Interior da Igreja São José do Murialdo
15h30 – Bênção da Macela e início da encenação em frente à igreja
16h30 – Procissão – Subida pela rua Santo Alfredo
18h – Crucificação e ressurreição – Final no alto do Morro

Paixão de Cristo

Classificação etária: livre

Local: Morro da Cruz – Bairro Partenon

Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março – Santuário São José de Murialdo

Como chegar

Ônibus Santa Maria – Linha 344 – ponto final no Centro Histórico, na av. Salgado Filho, 122.

Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves – descer na Estação Cristiano Fischer

Mais opções de transporte para a região: T-9 – ponto final na rua Albion, em frente à Carris

T-2/T-4/T-11 – confluência da av. Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França.

Trajeto

A procissão parte da rua Vidal de Negreiros, esquina com 1º de Março, segue pela 1º de Março até a rua Santo Alfredo, depois à direita pela rua Santo Alfredo até o topo do morro.

Trânsito

No dia do evento, a rua Vidal de Negreiros ficará parcialmente bloqueada (a partir da rua Saldanha da Gama). A linha 344 – Santa Maria, a partir de 7h circula no sentido Centro-bairro pela rua Martins de Lima e, no sentido bairro-Centro, pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica parcialmente bloqueada, a partir da rua 1º de Março.

Segurança – Além da Brigada Militar, que faz segurança do evento e na região, haverá segurança particular.