Passa de 240 número de casas destelhadas por temporal com granizo na Serra

Só em Caxias do Sul o número saltou de 100 para 180, mas o levantamento dos prejuízos ainda não acabou. Farroupilha também teve estragos.

Continua subindo o número de casas danificadas pelo forte temporal com granizo que atingiu a Serra gaúcha na tarde de sábado (13). Só em Caxias do Sul o número saltou de 100 para 180, mas o levantamento dos prejuízos ainda não acabou.

Conforme o Corpo de Bombeiros, foram diversas chamadas, a maioria por destelhamento de residências. Até a manhã de domingo 180 famílias já procuraram o Corpo de Bombeiros Militar em busca de lonas. Mas nem todos foram atendidos e o trabalho de cadastramento dos atingidos prossegue.

Os bairros mais atingidos pelo granizo, de acordo com os Bombeiros, foram Reolon, Mariani e o Cidade Nova. Cinquentenário, Industrial, Desvio Rizzo, Charqueadas e Primeiro de Maio também tiveram prejuízos.

Além de destelhamentos, os militares fazem a poda de árvores. Muitos vegetais tiveram galhos quebrados ou caíram por causa do vento que acompanhou a chuva e o granizo.

Prejuízos em outras cidades

Além da maior cidade da Serra, outros municípios tiveram prejuízos. No município de Farroupilha são ao menos 60 residências danificadas. O levantamento também não foi concluído.

Em muitos locais, as telhas foram inutilizadas com buracos no fibrocimento. Em outras, o telhado cedeu por causa do peso do granizo. Os bairros mais afetados foram Belvedere, Vila Esperança, Vila Nova e Centenário. A Prefeitura ainda realiza levantamento dos prejuízos.

Em Bento Gonçalves, também houveram estragos por conta do granizo e do vento. Há registro de destelhamentos, mas o balanço não foi informado.

Conforme a Prefeitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Liette Tesser Pozza, no bairro Fátima, foi destelhada. A administração municipal disse que “as aulas não serão afetadas”, mas não disse se vai reconstruir o telhado rapidamente ou se colocará lona sobre a escola.

Na manhã deste domingo a Prefeitura, com ajuda de moradores, retirava árvores que caíram com o temporal. A limpeza ocorria com apoio da Associação de Moradores do bairro Fátima.