Orgânicos lançarão mais de 50 produtos na APAS Show 2019

As empresas de produtos orgânicos vão apresentar mais de 50 lançamentos no Apas Show 2019, que acontecerá entre 6 e 9 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista.

O evento do varejo é uma oportunidade para fazer negócios e ensinar como proporcionar experiência ao consumidor.

Em 2018, somente o setor de orgânicos movimentou R$ 4 bi.

No espaço Orgânicos em Movimento serão 35 empresas que apresentam mais de 400 produtos e 50 lançamentos.

O layout do estande mostra um mix completo para proporcionar a melhor experiência ao consumidor; para tirar dúvidas, as certificadoras explicam tudo sobre rastreamento e a certificação; tem ainda uma chef de cozinha que ensina receitas com ingredientes orgânicos e naturais, promovendo segurança alimentar.

“O consumidor consciente hoje assiste com bons olhos à invasão crescente dos orgânicos processados nas gôndolas dos supermercados. O setor supermercadista terá que cuidar localmente das questões operacionais e logísticas. Mas, principalmente, precisará atuar no desenvolvimento de fornecedores e na consolidação de boas parcerias. Os produtores orgânicos, por sua vez, terão que investir na profissionalização da gestão, para assegurar qualidade, regularidade e volumes compatíveis. Mas, principalmente, terão que assumir uma postura de autênticos parceiros comercias, reconhecendo seu papel e suas responsabilidades dentro da cadeia de fornecimento do varejo”, explica Cobi Cruz, diretor do Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável.

Segundo pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), de 2017, 84% querem consumir mais produtos orgânicos. Ótima oportunidade para a estrategia dos supermercados, pois 64% dos consumidores compram orgânicos no supermercado.

A evolução da performance dos mercados interno e externo de orgânicos mostram que o crescimento se mantém em dois dígitos, inclusive no mercado internacional, que começou a ser aferido em 2005 com as empresas associadas ao Programa Organics Brasil, que virou referência mundial na representatividade do setor brasileiro de orgânicos.

Orgânicos em Movimento

No espaço conceito, a chef Alê Lembo, especializada em gastronomia saudável e radicada em Campinas e formação no curso do Cordon Blue de Paris, adota um cardápio para o dia a dia com ingredientes orgânicos, naturais ou sustentáveis.

Diariamente, ela vai ensinar receitas fáceis e práticas com ingredientes orgânicos. Enquanto isso, as empresas vão fazer degustação permanente de seus produtos, um verdadeiro festival sensorial para o visitante da Apas Show.