Morre, aos 89 anos, o estilista gaúcho Rui Spohr

O estilista gaúcho Rui Spohr morreu na madrugada desta terça-feira (30), em Porto Alegre, aos 89 anos. A informação foi confirmada pela família por volta das 8h da manhã. Rui deixa a esposa Dóris Spohr, a filha Maria Paula Spohr e a neta Antônia Spohr Moro.

Conforme a família, a causa da morte foi broncopneumonia.

Spohr estava internado, desde a quinta-feira da semana passada (25), no Hospital Mãe de Deus, na Capital. O motivo para a internação, no entanto, não foi divulgado.

O artista tinha Mal de Parkinson, distúrbio do sistema nervoso central que dificulta os movimentos do corpo. O principal sintoma são os tremores nas mãos.

As informações sobre o velório e o enterro do estilista ainda não foram divulgadas.

Biografia

Flávio Henneman Spohr nasceu na cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, em 23 de novembro de 1929. Foi o primeiro brasileiro a se tornar profissional de moda em Paris (França) nos anos 1950. Adotou o nome Rui para poder assinar suas primeiras obras.

Lá, conheceu de perto o trabalho de grandes mestres, como Yves Saint Laurent e Christian Dior. Enfrentou dificuldades na Europa e retornou a Porto Alegre após concluir um curso na Chambre Syndicale de la Cuture Parisienne.

De volta ao Brasil, seu estilo ficou nacionalmente conhecido na década de 1960, quando participou dos desfiles da Rhodia, multinacional francesa do ramo têxtil, no Brasil.

E, ao longo dos anos, o estilista consagrou-se como um verdadeiro ícone da moda no Estado. Foi responsável, nos últimos 60 anos, por vestir mulheres de todas as idades.

Em agosto de 2017, o estilista foi empossado como um dos imortais da ABM (Academia Brasileira de Moda), em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro.