Jovem de 14 anos morre por meningite em São Leopoldo; RS tem 8 casos da doença

A morte da jovem Eduarda Andrade, que completou 14 anos no domingo (31) é o segundo caso registrado na cidade em 21 dias.

Uma adolescente de 14 anos morreu em decorrência de meningite, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A doença causa inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É a segunda morte registrada na cidade em menos de um mês.

A morte da jovem Eduarda Andrade, que completou 14 anos no domingo (31) é o segundo caso registrado na cidade em 21 dias. Ela morreu nesta madrugada no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, onde estava internada.

Eduarda teve febre e foi levada até o hospital de NH, para atendimento médico na sexta-feira. O médico diagnosticou o quadro erroneamente, apontando que a adolescente tinha quadro de virose. Ela foi medica e liberada para retornar para casa.

Com a continuidade e posterior agravamento do quadro, a família levou a Eduarda no sábado (30) ao Hospital Centenário. Um exame atestou que ela tinha estava com meningite tipo C. Como o Centenário não tinha leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) pediátrica, a jovem foi, novamente, transferida para Novo Hamburgo.

Apesar da intervenção médica, o quadro de meningite seguiu evoluindo até o óbito. A morte ocorreu na madrugada desta terça-feira (2).

Segundo caso em São Léo e oitavo no RS

A morte de Eduarda é o segundo caso de meningite registrado no município de São Leopoldo em menos de um mês. No dia 12 de março uma criança de dois anos morreu em decorrência da doença.

Ele havia sido internado no Hospital Centenário. Um exame posterior confirmou que ele havia sido infectado por meningite do tipo B, diferente do que matou Eduarda.

Ontem o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi disse que a cidade não enfrenta surto de meningite. No Rio Grande do Sul, oito casos da doença foram registrados, conforme a Secretaria da Saúde.

O que é a meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.