Instabilidade predomina no RS nos próximos dias e há risco para temporais

Para esta quinta-feira (4), uma nova frente fria deve passar pelo Rio Grande do Sul, aumentando o risco de temporais, com trovoadas, ventanias e chuva.

O sol predomina desde cedo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (3). Ventos em altitude seguem trazendo ar quente e úmido, elevando as temperaturas. Conforme medição da Aeronáutica, a temperatura era de 31°C às 14h no Aeroporto Salgado Filho, zona norte de Porto Alegre.

De acordo com o boletim da Sala de Situação da Sema (Secretaria de Meio Ambiente), nuvens se formam no final do dia. Conforme o órgão pode ocorer chuva rápida em forma de pancadas em diferentes regiões.

Para esta quinta-feira (4), uma nova frente fria deve passar pelo Rio Grande do Sul. De acordo com a Sala de Situação, a instabilidade aumenta o risco de temporais, com trovoadas, ventanias e chuva. Não se descarta também a possibilidade de granizo. Antes da chuva chegar as temperaturas sobem com sensação de abafamento.

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) também alerta para risco de temporais. A área sob advertência é todo o Rio Grande do Sul, mas com exceção para o Sul e parte da Campanha.

Conforme o órgão, podem ocorrer pancadas de chuva que, localmente, serão de forte intensidade. A instabilidade pode ser acompanhada de descarga elétricas, eventuais rajadas de vento. Ocasional queda de granizo e volumes significativos de precipitação de forma pontual não são descartados.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) reforça a advertência. De acordo com o órgão, podem ocorrer pancadas de chuva entre 30 a 60 milímetros. Os ventos podem chegar aos 60km/h, com rajadas de 100km/h, conforme o órgão. Também há risco para granizo. O Instituto coloca todo o Estado em estágio de alerta laranja.

Tempo instável na sexta

Para a sexta-feira (5), segue o risco de chuva, segundo a Sala de Situação. As pancadas podem ser fortes em toda a metade norte e nordeste gaúcha. Na fronteira com o Uruguai, o tempo deve abrir com a entrada de uma nova massa de ar seco. Os ventos devem começar a soprar do quadrante sul e as temperaturas diminuem.