Incêndio destrói parte da Catedral de Notre-Dame, em Paris

Uma grande coluna de fumaça cinza pode ser vista de vários pontos da capital francesa. Os Bombeiros, no entanto, não têm certeza se a catedral poderá resistir ao fogo.

(DA REDAÇÃO, COM ANSA BRASIL) – Um incêndio atinge, nesta segunda-feira (15), a catedral Notre-Dame, em Paris (França), um dos mais famosos templos e pontos turísticos do mundo. Uma grande coluna de fumaça cinza pode ser vista de vários pontos da capital francesa. Os Bombeiros, no entanto, não têm certeza se a catedral poderá resistir ao fogo.

O incêndio já provocou o desabamento de uma das torres da igreja, a que era popularmente conhecida como “flecha” devido ao seu formato. Trata-se de uma torre isolada sobre o teto da nave da catedral que fora instalada no século 19.

A estrutura desabou parcialmente devido às chamas. De acordo com fontes locais, o teto da catedral também estaria com a estrutura comprometida e entrou em colapso. Conforme os Bombeiros, suspeita-se de que o fogo tenha se originado em um andaime usado para uma restauração.

Felizmente, 16 estátuas do teto da Notre-Dame tinham sido retiradas há quatro dias – em 11 de abril – para as restaurações, preservando parte do acervo. As peças, com três metros de altura e 250 quilos, deveriam retornar à igreja somente em 2022.

Uma grande operação dos bombeiros está tentando controlar as chamas há mais de quatro horas. A polícia isolou a área próxima da igreja. O Ministério do Interior da França confirmou que não há vítimas nem feridos no gigantesco incêndio que atinge a Catedral.

De acordo com o porta-voz da Notre-Dame, André Finot, o incêndio começou no fim da tarde, hora local (volta das 18h30 em Paris e 11h30 no horário de Brasília). Ele também declarou à imprensa francesa que “não restará nada” da sua estrutura interior feita de madeira. A declaração foi dada após o subsecretário do Ministério do Interior da França, Laurent Nunez, afirmar que “não é certeza que a Catedral Notre Dame se salve” da tragédia.

O valor histórico da Catedral

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, a catedral é um dos pontos mais visitados de Paris. Seu nome, literalmente, quer dizer “Nossa Senhora de Paris” e é dedicada à Virgem Maria. A Catedral é uma obra-prima da arquitetura gótica.

Situada no coração da capital francesa, na Île de la Cité, Notre-Dame demorou dois séculos para ficar pronta nos moldes em que é conhecida hoje. A catedral possui planta no formato de cruz latina. É facilmente reconhecida pelas suas duas torres campanárias, de onde é possível admirar uma vista panorâmica de Paris.

Por dentro, a catedral era decorada por vitrais. O vitral ao norte retratada imagens do Antigo Testamento. O do sul ilustra Cristo com alguns santos, apóstolos e anjos.

“Choque e tristeza”, diz Vaticano

O Vaticano recebeu a notícia sobre o terrível incêndio que atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris, com “choque e tristeza”. Conforme o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, a “Santa Sé recebeu com choque e tristeza a notícia terrível sobre o incêndio que devastou a Catedral de Notre Dame, símbolo do cristianismo na França e no mundo”.

“Expressamos proximidade aos católicos franceses e à população de Paris. Asseguramos nossas orações aos bombeiros e aqueles que estão fazendo todo o possível para enfrentar esta dramática situação”, acrescentou.