Grupo Vibra reforça importância da prevenção de acidentes de trabalho

Durante todo o mês de abril, os funcionários da Vibra nos frigoríficos de Sete Lagoas (MG), Pato Branco (PR) e Itapejara D’Oeste (PR) e também na unidade de Montenegro (RS), serão convidados a participar do Abril Verde, uma campanha nacional de conscientização e orientação que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Ações deste tipo já fazem parte do dia a dia da Vibra para garantir a conscientização dos seus trabalhadores, com é o caso da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O grupo também incentiva a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a desenvolver seu trabalho, que é pautado pela prevenção de acidentes e questões que envolvem a segurança dos funcionários em todas as unidades.

Nos últimos anos têm sido priorizadas, ainda, diversas campanhas de comunicação envolvendo diálogos de segurança. Mais recentemente, os funcionários também passaram a contar com o Projeto Comportamento Seguro para apoiar a execução das suas tarefas. Lançado em 2017 em Itapejara D’Oeste e, no ano passado, em Pato Branco, o projeto passa a ser colocado em prática no mês que vem no frigorífico do grupo em Sete Lagoas, tendo sempre como foco o treinamento de líderes e gestores de cada área.

“Além de observar atentamente o andamento dos processos, temos dado uma atenção especial às pessoas que trabalham nas nossas unidades, corrigindo o que eventualmente está sendo executado de maneira inadequada. É muito importante ter esse olhar atento e destacar de maneira positiva o trabalho correto e seguro, pois isso reflete diretamente nas pessoas”, destaca Gérson Dalcin, gerente de SSMA da Vibra em Montenegro.

Sem deixar de lado a questão de saúde ocupacional, foi implementado também um programa de vigilância ativa com foco na saúde e qualidade de vida no trabalho, possibilitando ao funcionário apontar quaisquer dificuldades e possíveis riscos encontrados na execução da sua tarefa a partir do preenchimento de fichas. Elas fazem parte das informações que são trabalhadas posteriormente pelos Comitês de Ergonomia, que recebem todas as informações relacionadas ao trabalho que é executado, produzem levantamentos e promovem mudanças.

“Além de prevenir doenças e acidentes, tratamos de seguir estritamente todas as diretrizes legais, incluindo as pausas durante os turnos e o respeito às escalas de trabalho, além do rodízio de atividades dentro das nossas plantas. O Abril Verde é um ótimo período para refletirmos a importância dessa cultura da prevenção”, completa Dalcin.

O Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. O Estado de São Paulo aparece no primeiro lugar do ranking nacional com 254.208 acidentes de trabalho, seguido por Minas Gerais (77.252), Rio Grande do Sul (59.627), Rio de Janeiro (51.036) e Paraná (52.132). Somente a região Sul é responsável por 158.113 acidentes, o equivalente a aproximadamente 22% do total nacional. Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. As maiores estão entre 20 e 34 anos. A relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino (494.746) do que no feminino (223.152), embora este também seja um número bastante expressivo.

Sobre o Abril Verde

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná e tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A campanha anual serve para alertar sobre a importância da segurança trabalhista. O mês de abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de Abril. Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, nos Estados Unidos, acabou matando 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores acidentes trabalhistas já registrado.

Sobre o Grupo Vibra

Com 50 anos dedicados à avicultura, o Grupo Vibra atua na produção e comercialização da proteína de frango com as marcas Nat e Avia. O grupo também é um dos líderes no segmento de multiplicação genética de matrizes de aves com a marca Agrogen, parceira da norte-americana Cobb-Vantress. Detendo o controle total da cadeia produtiva – incluindo incubatórios, laboratórios, granjas, fábricas de ração e frigoríficos, que atendem ao mercado nacional e também mais de 50 países, a empresa possui sede em Montenegro (RS) e frigoríficos em Pato Branco (PR), Itapejara D’Oeste (PR) e Sete Lagoas (MG) e uma unidade de negócios em Dubai, nos Emirados Árabes. Com 18 unidades de produção, as quais empregam mais de 4 mil funcionários, a Vibra comporta uma rede composta por cerca de 700 famílias de produtores integrados. Em 2018 a empresa inaugurou o Centro de Inovação Vibra (CIV), em Montenegro (RS), considerado o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos do seu segmento na região Sul do Brasil.