FOTOS: nova área de embarque do Salgado Filho começa a funcionar nesta terça

A CEO da Fraport destacou o bom andamento das obras: “Até outubro vamos entregar as obras do novo terminal e temos até 2021 para concluir também a ampliação da pista”, afirmou Andrea.

Será entregue nesta terça-feira (2) a ampliação do Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho. Durante evento nesta segunda (1º), a Fraport Brasil apresentou a nova área de check-in, de recebimento de bagagens e embarque e desembarque.

A visita às novas instalações foi dirigida pela CEO da Fraport Brasil, Andrea Pal. Estiveram presentes o governador do Estado, Eduardo Leite, e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, entre outras autoridades do Estado e do município.

A CEO da Fraport destacou o bom andamento das obras. “Até outubro vamos entregar as obras do novo terminal e temos até 2021 para concluir também a ampliação da pista”, afirmou Andrea.

Como será a operação no novo terminal 

As companhias áreas que atuam no Terminal 1 passarão a realizar, gradualmente, as operações na expansão do Terminal 1. Os check-in’s ficam localizados no segundo piso. Com 40 balcões, o novo espaço oferece mais conforto e dinamismo ao atendimento.

Os passageiros de voos domésticos passarão a realizar embarque e desembarque também em novo espaço, na área de ampliação. Depois de fazer o check-in no 2º piso, o passageiro sobe até o 3º para passar pelos novos equipamentos de inspeção de segurança e seguir para o embarque.

A nova sala de embarque ficará no píer, que conta com seis novos portões e três novas pontes. Os passageiros de destinos nacionais que chegarem a Porto Alegre também realização o desembarque por uma nova área, separada do desembarque de voos internacionais, e também na estrutura de ampliação. Há três novos carrosséis para retirada de bagagens.

As atuais áreas de desembarque, check-in e embarque doméstico serão fechadas para reforma do Terminal 1. O prédio foi inaugurado em setembro de 2001.

No segundo trimestre deste ano, também será entregue o novo edifício-garagem, com 1.050 vagas. A expansão do Terminal 1 e a extensão da pista somam investimento de R$ 1,8 bilhão.

Ampliação da pista

A ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho em 920 metros é apontada como um ponto-chave para o desenvolvimento econômico do Estado. Conforme a Fraport Brasil, a pista com maior extensão reduzirá em 10% os custos dos exportadores.

“Teremos mais voos de carga de exportação, reduzindo custos de quem produz no estado e, hoje, precisa fazer o transporte por via rodoviária até o aeroporto de Guarulhos”, comentou o governador.

Fotos: Gustavo Mansur / Palácio Piratini e César Lopes / PMPA