Feira do Peixe de Porto Alegre estima comercializar 400 toneladas de pescados

A Japesca, com quase 50 anos de atividades no segmento, é uma das fornecedoras oficiais da tradicional Feira do Peixe de Porto Alegre, iniciada nesta terça-feira (16), e que segue até a sexta (19), no Largo Glênio Peres. A estimativa da empresa é comercializar cerca de 100 toneladas de Tainha esse ano, que será vendida nas peixarias e também assada na taquara, compondo uma das principais atrações gastronômicas da Feira, pelo seu sabor e inusitado preparo.

Entre os peixes inteiros e mais populares também está a Corvina, que chegará às mesas dos consumidores, bem como os filés de Pescada, Abrótea e Tilápia, além de alguns peixes nobres como o Salmão e frutos do mar em geral. “Estas espécies também deverão somar outras 200 toneladas de pescados ofertados ao grande público”, atesta o CEO Japesca, Gabriel Mendo da Cunha, para quem o objetivo é garantir qualidade e preços atrativos. Para esse ano expectativa da Japesca é um incremento em vendas na ordem de 10% comparado ao ano passado.

Uma ampla estrutura foi preparada pela Prefeitura de Porto Alegre, acomodando grande frota de caminhões frigoríficos, para garantir o abastecimento permanente dos feirantes e peixarias para atender a demanda do público durante todo evento.

A Feira do Peixe de 2019 foi programada para ocupar uma área de 3,5 metros quadrados, contando com 51 bancas de pescadores, 4 de entidades representativas do setor, uma banca de peixes vivos e ainda 4 de alimentação, com bolinhos e espetinhos de peixes, além da tainha assada na brasa.

A produção pesqueira passa pelas Ilhas do Delta de Belém Novo, Lami e toda Costa Doce do Sul do estado, envolvendo milhares de famílias de pescadores, representando, nesta época do ano, um alavancador da economia gaúcha no segmento.