Em três dias, 1º Inked Art Tattoo Fest reúne 7 mil pessoas em Porto Alegre

A convenção de tatuagem reuniu mais de 450 artistas do mundo inteiro no Centro de Eventos da FIERGS, na zona norte da Capital.

Cerca de 7 mil pessoas participaram do 1º Inked Art Tattoo Fest Porto Alegre, que ocorreu entre sexta e este domingo. A convenção de tatuagem reuniu mais de 450 artistas do mundo inteiro no Centro de Eventos da FIERGS, na zona norte da Capital. Com o Ingresso Solidário, cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis e ração para cães gatos foram arrecadadas.

Nomes de peso da cultura tattoo mundial marcaram presença. Um dos mais conhecidos é o norte-americano Toxyc, artista especialista no estilo From Hell. A técnica tem como principal característica o uso do preto e do cinza no retrato de formas realistas.

Outra atração foi o japonês Yozin, que trouxe na bagagem o Tebori, estilo oriental e tradicional de fazer tatuagem. Yozin seguirá em Porto Alegre até o dia 19 de abril. Ele apresentará no estúdio Verani Tattoo a técnica, que é trabalhada exclusivamente à mão em todas as etapas e rejeita completamente os métodos mecânicos.

Verani Fontana destaca a importância de ter nomes como estes no Rio Grande do Sul. “Eles em média trabalham com agenda de dois anos. Ou seja, eles abriram mão de muitos acordos para estarem aqui. O que é muito gratificante, já que eles sabem que compartilhamos deste mesmo amor à arte”, ressalta.

Mas se engana quem acha que o evento foi apenas um culto às tatuagens. A convenção contou com shows do Mc Marechal, da Ultramen e banda finlandesa Amorphis. O CTG Estância da Azenha também apresentou uma Invernada Artística, como forma de mostrar ao público de fora do país as tradições gaúchas.

Amor à arte

O evento foi idealizado pelos tatuadores Verani Fontana, Diego Passos e Rafael Giovanoli, e a administradora Andreia Voigt. Conforme os organizadores, o Inked Art Tatoo teve como objetivo proporcionar uma experiência completa. Não só para os amantes da tatuagem, mas da arte como um todo. “Reunir o maior número de pessoas que tem amor à arte sempre foi nosso objetivo. Temos certeza que conseguimos”, comemora Passos.

Verani destaca que a Inked Art não é algo comum de acontecer. Apesar de existirem muitas convenções regionais ou nacionais, essa união de pessoas do mundo inteiro no estado, que já é muito forte no cenário da tatuagem, é algo inédito. “Estamos orgulhosos. Estamos apresentando o Estado para os amantes desta arte no mundo todo”, comemora.

Outras atrações

O evento contou com outros três concursos. O primeiro deles foi o 1º Concurso Miss Pin Up da cidade, cuja vencedora foi Cherry Doll, personagem de Deise Bianchi, de Bento Gonçalves (RS). Na segunda e terceira posições ficaram Patty Sweet Love, personagem de Patricia Carizia Demjan, de Cachoeirinha (RS); e Vanny Rabbit, personagem de Vanessa Sales, de Porto Alegre (RS).

No domingo, o Concurso de Cosplay teve como grande vencedora Vanessa Lemes, designer de 31 anos, que se apresentou como a personagem Leão, da animação “Steven Universe”. Já o grande vencedor da Final Estadual da Batalha de MC’s foi Seco de Fênix, de 24 anos, campeão também da Batalha da Morte, realizada em Canoas, no dia 29 de março.

(* com informações de Eduardo Dorneles, Usina de Notícias)