Comida di Buteco completa 20 anos com pratos a 20 reais

O projeto Comida di Buteco, que segue até o dia 5 de maio em Porto Alegre, completa 20 anos. Os pratos preparados especialmente para o concurso saem pelo preço de 20 reais em comemoração à data. Neste ano, no Rio Grande do Sul são 19 participantes: 17 bares na capital gaúcha e outros dois em Canoas – que para efeito de classificação pertencem à Porto Alegre.

A reportagem foi convidada pelo Senac-RS para conferir três concorrentes: o Bar Chopp Petiscos, na rua Marechal Floriano Peixoto, número 387, no Centro Histórico de Porto Alegre; o Armazém Porto Alegre, na avenida Borges de Medeiros, 786, nas escadarias da Borges, também no Centro Histórico; e o Yuu Pub, o primeiro Pub japonês na Capital, na rua Joaquim Nabuco, 381, Cidade Baixa.

Bar Chopp Petisco

O Bar Chopp Petisco fica no Centro Histórico de Porto Alegre. É a terceira vez que participa do concurso. Nas edições anteriores ficou bem classificado.

O prato apresentado nesta edição é o Atrevido. Trata-se de uma cestinha verde crocante em forma de trevo de quatro folhas (segundo o proprietário, Paulo Roberto dos Santos, para dar sorte) recheada com bacalhau ao creme de queijos e azeitonas pretas na cestinha Verde crocante, finalizado com lascas de amêndoas e pimenta biquinho. Acompanha geleia de damasco.

O petisco é delicioso – embora a repórter seja suspeita por adorar bacalhau. Mas ele é leve e muito saboroso. A nota, claro, foi 10. Desde a primeira participação, em 2017, figura como vice campeão. Este ano o Bar Chopp Petisco briga pelo primeiro lugar.

Armazém Porto Alegre

O Armazém Porto Alegre fica em um local privilegiado, nas escadarias da Borges – quem conhece sabe e quem ainda não foi deve ir. A vista é linda, principalmente à noite, com a iluminação.

Os donos são os irmãos Mauren e Renato Pereira, muito acolhedores.

Ela explicou ao grupo de repórteres o preparo do petisco inusitado e saboroso: salsicha bock com purê de caipirinha de limão siciliano, coberta por queijo maçaricado e crisps de bacon, que acompanha mostarda caseira e geleia de pimenta, sobre folhas frescas de rúcula.

Ele exibiu com orgulho a reforma da cozinha e o seu lindo fogão industrial amarelo em homenagem ao Comida di Buteco.

Yuu Pub

O terceiro, o Yuu Pub, muito bem decorado, traz uma atmosfera oriental em plena Cidade Baixa.

Apesar de a fachada parecer de um bar pequeno, ele é amplo e tem um jardim de inverno super aconchegante. O bacana é que eles têm um karaokê para os mais “talentosos” ou corajosos.

 

O prato concorrente é o Yuu Zensai, com fatias de pão grelhado na chapa de ferro, coberto com molho especial da casa, lascas de filé de peito de frango, champignon, conserva de gengibre picado, finalizado com molho agridoce suavemente picante e salpicado com cebolete.

O Yuu foi bolado pelo Edison Nishiyama e pela Vera. Ele é brasileiro descendente de japoneses. Ela é brasileira com cidadania italiana. Os dois se conheceram pela internet enquanto estavam fora do Brasil. O encontro não virtual ocorreu em Porto Alegre. Desde que se viram não se desgrudaram mais, conta Vera.

O casal meio que adotou o Joziel, que trabalha na casa como garçom. O rapaz, morador de Rondônia, criado quando criança em Madri, na Espanha, veio para o Sul em busca de trabalho.

“Ele bateu de porta em porta nos bares da Cidade Baixa. Em um dia de muito movimento bateu no Yuu, como não podíamos parar para conversar anotamos o telefone.” Quando fizeram a entrevista de emprego logo gostaram do Joziel. Hoje, o jovem trouxe a namorada de Rondônia, com quem mora e tem uma filhinha de 1 ano.

Ele foi um dos beneficiados pelo concurso, pois teve a oportunidade de fazer um aprimoramento para garçons no Senac, um dos parceiros do Comida di Buteco.

Essa é uma pequena curiosidade relatada apenas para expressar a relação do concurso com os participantes. “A ideia não é tornar ninguém rico, é transformar vidas através da comida de raiz, desenvolver o negócio, dar visibilidade para locais muito bacanas, mas que acabam não sendo conhecidos”, explica a coordenadora do Comida Di Buteco em Porto Alegre, Julia Alvim. Segundo ela, só no ano passado foram 6,5 mil empregos diretos e seis milhões de pessoas frequentaram os bares concorrentes em razão do concurso.

“A ideia é fazer com que a ‘butecagem’ deixe de ser uma alternativa só masculina. Ressaltar o espaço democrático, mais de reunião e de confraternização de todos.” Julia acrescenta que atualmente o público do Comida di Buteco é 54% feminina.

Vencedores de 2018

No ano passado, o Tuim Bar Chopp foi o ganhador em Porto Alegre e o Buteco Rancho Vo Joaquim, de Campinas, o ganhador Nacional.

Concurso

O concurso, que ocorre de forma simultânea em 21 cidades do Brasil, elege os melhores bares das cidades e do País. Nos meses de abril e maio ocorre a primeira etapa, por região, em julho, jurados especializados escolhem os melhores “butecos” do Brasil.

Todos  são avaliados pelo petisco (70%), atendimento (10%), temperatura da bebida (10%) e higiene (10%). Na primeira etapa, regional, metade dos votos vem da  votação popular e a outra metade de um júri especializado, na segunda, nacional, só o júri especializado.

Os votos físicos são recolhidos a apurados por uma empresa de pesquisa independente e especializada.

O Comida di Buteco nasceu em 2000, em Belo Horizonte, com o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem um no coração. Mas por que “Buteco”? Buteco com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares.

Veja aqui a lista de todos os participantes em Porto Alegre.