Após empate em 0 a 0, decisão do Gauchão fica para o segundo jogo, na Arena

A decisão do Campeonato Gaúcho permanece em aberto após o empate em 0 a 0 na primeira partida, disputada na tarde deste domingo no estádio Beira-Rio. Ambas equipes lutaram muito mas não conseguiram abrir o placar.

A primeira etapa foi bastante equilibrada. Nos primeiros 15 minutos, a posse de bola foi praticamente de 50% para cada uma das equipes. Jogando no Beira-Rio, o Colorado tentava imprimir sua estratégia de jogo de força e intensidade. O Grêmio, sempre que obtinha a posse de bola, tratava de trocar passes e investir na constante movimentação dos jogadores, abrindo espaços e buscando o ataque.

Ainda do lado azul, o treinador Renato Portaluppi decidiu deixar Diego Tardelli no banco de reservas, formando o ataque Tricolor com Éverton e André e apostando, também, em Alisson como meia avançado. A figura centralizada, que assumiu posição de armador clássico, foi Jean Pyerre. Já Odair Hellmann teve que mudar seu meio campo devido à impossibilidade de Rodrigo Dourado jogar em função de lesão. O escolhido do técnico do Inter para ocupar o lugar do volante foi Richely, porém o jogador pode atuar por menos de 20 minutos, já que também sentiu lesão e foi substituído por Rodrigo Lindoso.

Antes do intervalo, o Grêmio teve boas situações pela esquerda, com Éverton dando muito trabalho à defesa Colorada e com Cortez subindo perigosamente por pelo menos três vezes. A melhor chance do Tricolor apareceu com Alisson, que chutou forte de fora da área e acertou o travessão.

O Inter teve uma ótima oportunidade, com Paolo Guerrero. O centroavante lutou muito entre a dupla de zaga azul e quase marcou de dentro da pequena área quando conseguiu achar espaço para concluir mesmo muito pressionado. O lance aconteceu em uma investida forte de Patrick pelo lado esquerdo, lembrando os bons momentos do volante na temporada passada.

A segunda etapa começou em ritmo um pouco mais lento. Nos primeiros 15 minutos, o principal momento ocorreu quando o VAR foi acionado para revisão de um lance em que o Inter reclamava a expulsão do centroavante gremista André, por suposta cotovelada no zagueiro Rodrigo Moledo. O árbitro Leandro Vuaden fez a conferência no monitor e apenas punir o jogador Tricolor com cartão amarelo.

D’Alessandro pelo Inter e Maicon pelo Grêmio sentiram intensidade da partida e precisaram ser substituídos. Renato colocou Michel e Odair decidiu mandar Guilherme Parede em campo. Pouco tempo depois, Portaluppi tirou Alisson, que sentiu cãimbras colocou Diego Tardelli em seu lugar. No final da partida, os treinadores ainda fizeram mais duas trocas. Pepê entrou na vaga de André e Rafael Sobis ocupou o lugar de Paolo Guerrero.

Mas o placar ficou em branco e a decisão está em aberta para a partida de volta na Arena, na quarta-feira. Nào há gol qualificado, ou seja, independente do placar, quem vencer conquista o título e, caso haja empate, a taça terá seu destino definido nas cobranças de pênaltis.