Trensurb testa cartão para até dez viagens a partir desta segunda

Os cartões de passagem SIM Múltiplo serão vendidos nas estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

A Trensurb passa a testar, a partir de hoje, a venda do cartão SIM Múltiplo. A nova modalidade permitirá o carregamento com créditos para até dez viagens. Os testes durarão 30 dias, de acordo com a empresa.

Os cartões de passagem do metrô serão vendidos nas estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Após o período experimental, a venda do cartão múltiplo deve ser ampliada para as demais estações do metrô. Conforme a Trensurb, os cartões unitários já existentes no sistema poderão ser reutilizados como cartões múltiplos.

De acordo com a empresa, os créditos inseridos no cartão múltiplo não terão um prazo limite para utilização. Eles serão válidos indefinidamente, mas de uso exclusivo nos bloqueios do metrô. Os ônibus de Porto Alegre não aceitarão a modalidade múltiplo.

Ao contrário do SIM Passagem Antecipada, a colocação de créditos poderá ser realizada somente no momento da compra. Após a utilização de todas as passagens, o cartão deverá ser introduzido no bloqueio do metrô para recolhimento, como já ocorre com o SIM Unitário.

Da mesma forma, em caso de perda ou roubo, não há possibilidade da transferência de créditos de um SIM Múltiplo para um novo cartão.

SIM Antecipado segue valendo

O cartão SIM Múltiplo não substitui, no entanto, o cartão SIM Passagem Antecipada, este aceito também nos ônibus urbanos e lotações de Porto Alegre. A modalidade dá direito a um desconto de 10% nas integrações do metrô com linhas de ônibus da Capital.

Diferentemente do novo cartão múltiplo, o SIM Passagem Antecipada pode ser recarregado com créditos equivalentes a trezentas viagens de metrô. Também pode ser realizado o pedido de uma segunda via, em caso de perda ou roubo.

A solicitação de confecção do cartão SIM Passagem Antecipada exige, porém, um cadastramento, que pode ser realizado no quiosque de atendimento localizado na Estação Canoas, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, ou no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção, na Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre, também de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.