Atentado em escola deixa oito vítimas em Suzano, na Grande São Paulo

Conforme as primeiras informações, a Escola Estadual Raul Brasil fica no bairro Jardim Imperador, em Suzano, na região metropolitana de São Paulo.

Um ataque deixou pelo menos oito pessoas mortas, cinco delas crianças na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. O atentado ocorreu por volta das 9h40 da manhã. De acordo com a Polícia Militar, o massacre foi perpetrado por dois ex-alunos do estabelecimento escolar.

O ataque começou com uma tentativa de execução em uma revenda de veículos. O proprietário do local foi baleado três vezes. Jorge Antonio Moraes foi encaminhado para o Instituto do Coração, em São Paulo, mas não sobreviveu. Ele era tio de um dos assassinos.

Conforme a polícia, na sequência, os bandidos entraram na escola encapuzados, no momento do intervalo. Eles mataram duas funcionárias da escola. Elas foram identificadas como Eliana Regina de Oliveira Xavier, agente de organização escolar, e Marilena Ferreira Umezu, 59, coordenadora pedagógica.

Depois, atiraram contra várias crianças. De acordo com a PM, Pablo Henrique Rodrigues, Cleiton Antônio Ribeiro, Caio Oliveira e Samuel Melquíades Silva de Oliveira morreram no local. João Vitor Ramos Lemos veio a óbito durante atendimento médico.

Os atiradores, Luiz Henrique de Castro, 25, e Guilherme Taucci Monteiro, 17, tentaram entrar no centro de línguas estrangeira que fica no mesmo terreno da escola. No entanto, a polícia chegou rapidamente no estabelecimento de ensino e os bandidos se mataram.

Há, ao menos outras nove pessoas feridas, de acordo com João Camilo Pires de Campos, secretário de Segurança Pública de São Paulo. No total, conforme o titular da pasta, 23 pessoas foram encaminhadas a unidades de saúde. Elas foram encaminhadas para o Hospital Santa Maria (9), Santa Casa (3), Hospital Luzia de Pinho Mello (2), Hospital Santana (2), Hospital Santa Marcelina (5), Hospital das Clínicas (2).

A escola

A Raul Brasil tem alunos apenas a partir da 5ª série. São 1.067 estudantes no total. A maior parte deles no ensino médio (693), outros ensino fundamental (358) e alguns na educação especial (16), segundo informações de 2017. Ao todo, são 105 funcionários. Num prédio anexo, funciona um centro de estudo de línguas.

O governador de São Paulo, João Doria, disse ter visto hoje as cenas mais tristes da sua vida. Ele cancelou a agenda e seguiu para o local com autoridades de segurança pública e da área de educação do estado.

Ministério da Justiça se manifesta

O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) colocou-se à disposição. O órgão se dispôs a colaborar no caso da tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Os presidentes do Senado e da Câmara prestaram solidaridade às famílias das vítimas.

“O grave atentado à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), que provocou o trágico assassinato de crianças e funcionários e presta solidariedade aos familiares neste momento de dor e tristeza. Os fatos ainda estão sendo apurados pelas autoridades competentes e o Ministério se coloca à disposição do governo do estado de São Paulo.”