Prefeitura entrega rótula na avenida Icaraí, na zona sul de Porto Alegre

Demorou, mas saiu. As obras de implantação da nova rótula da avenida Icaraí, junto às avenidas Chuí e Divisa, bairro Cristal, estão concluídas.

Demorou, mas saiu. As obras de implantação da nova rótula da avenida Icaraí, junto às avenidas Chuí e Divisa, bairro Cristal, estão concluídas. Quase três anos e meio depois do previsto, mas a obra está, finalmente, entregue.

As obras de requalificação dessas três avenidas iniciaram em agosto de 2015. A nova rótula da Icaraí faz parte do conjunto de obras da Tronco, que só deve ficar pronto lá para 2022.

A rótula foi ampliada, em tamanho e capacidade de trânsito, conforme a Prefeitura. A região recebeu novas redes de esgoto pluvial e sanitário, calçadas, redes elétricas e de iluminação pública. Também foi implantada nova configuração da rua, com asfaltamento e sinalização viária.

A liberação do trecho ocorreu na manhã deste sábado (30). O vice-prefeito Gustavo Paim, o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luciano Marcantônio, o diretor técnico da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Marcelo Hansen, acompanharam a liberação.

A área, que faz parte dos lotes 3 e 4 das obras da Tronco registra intensa circulação de veículos. A EPTC estima que cerca de 35 mil veículos passem pelo local diariamente. Ao todo, 30 linhas de ônibus passam pela rótula diuturnamente.

“O término desta etapa da obra da Tronco traz uma melhoria significativa na mobilidade urbana deste ponto da zona Sul, ocasionando mais segurança viária aos usuários”, destacou o vice Paim.

Obras da Tronco

As obras começaram em 2012, foram paralisadas em 2016 e retomadas em junho de 2018. Os trabalhos prosseguem em todo o trecho 3 (vai da rua Gabriel Fialho Camargo até a rua Neves) e no trecho 4 (rua Neves e av. Icaraí), na altura da rua Comandaí e av. Divisa.