Gre-Nal de reservas tem vitória do Grêmio na Arena e muita discussão em campo

O Gre-Nal foi de reservas, mas a emoção não deixou a desejar. Jogando na Arena, o Grêmio bateu o Inter pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Leonardo Gomes, no final do primeiro tempo.

Renato Portaluppi surpreendeu e, diante da decisão do Inter de colocar reservas para disputar o clássico, também escolheu os suplentes de seu grupo para começar a partida. O jogo foi muito disputado, a temperatura subiu em diversos momentos e o árbitro Anderson Daronco teve muito trabalho para lidar com as rusgas, os desentendimentos e o ritmo frenético em campo. Em alguns momentos, principalmente em bolas paradas, Daronco avisou aos jogadores que o VAR (árbitro de vídeo) seria utilizado se necessário.

Antes dos 30 minutos, pelo menos por duas vezes foi visto o famoso bolo de jogadores discutindo, trocando pequenos empurrões e xingamentos. E a escalada do clima fervilhante do clássico seguiu até que o volante Nonato, depois de já ter levado o cartão amarelo, fez falta em Matheus Henrique e recebeu a segunda advertência, resultando em sua expulsão.

A partir daí o Grêmio, que tinha pouca superioridade empurrado pelos seus torcedores, avançou sobre o campo do adversário com bastante ímpeto e bom controle de bola. Jean Pierre começou a ter mais liberdade e, com sua qualidade, encontrava boas situações de ataque. Uma delas ocorreu quando o meia fez ótimo lançamento para Pepê, que só não marcou o gol de abertura do placar devido a ação do zagueiro Roberto. As iniciativas tricolores seguiram, até que aos 42 minutos, o lateral Leonardo Gomes tabelou com Montoya e depois com o centro-avante André antes de invadir a área e apenas desviar a bola do goleiro Daniel. Loucura nas cadeiras Arena com o gol gremista!

Para a segunda etapa Odair resolveu mudar a equipe, mas a substituição não foi, necessariamente, para corrigir algum problema específico de meio campo ou de controle do jogo. O técnico Colorado tirou o atacante Pedro Lucas e colocou Tréllez em seu lugar.

Do lado azul, Portaluppi manteve a equipe, porém o Tricolor voltou do vestiário sem a mesma intensidade da primeira etapa. Aos poucos o Inter, mesmo com um jogador a menos, viu mais facilidade para manter a bola sob seu domínio. É bem verdade que a meta do Grêmio não era ameaçada pelo time vermelho. A etapa final se aproximava de seu último terço e Renato já havia mandado dois atletas de peso para o campo. Éverton e Diego Tardelli entraram paradas mais força ofensiva ao time, já que André, apesar da assistência para o gol de Leonardo Gomes, não jogou muito bem, mas não foi o avante que saiu, quem deixou o campo foi Jean Pierre. Odair, por sua vez, colocou o meia Camilo na vaga de Neilton, tentando dar mais consistência ao meio campo de sua equipe.

A entrada de um meia por parte do Inter e a saída de um meia por parte do Grêmio teve reflexos quase instantâneos no jogo. O meio Colorado ficou mais com a bola, teve mais controle, mas não conseguia assustar a defesa azul. Wellington Silva entrou no lugar de Guilherme Parede e, com o avanço do Colorado, Renato tirou, enfim, André do time para colocar o volante Darlan em sua vaga.

O resultado acabou não sendo modificado e, com o apito final, confirmou-se a vitória que selou a classificação em primeiro lugar do Grêmio na fase inicial do Gauchão. Já o Inter, com a derrota, caiu para a terceira colocação na tabela, perdendo o posto de vice-líder nos critérios de desempate, para o Caxias.