Festival Gastronômico do Praia de Belas traz clássicos da culinária

Neste final de semana, 23 e 24 de março, o Praia de Belas Shopping apresenta, em conjunto com os Destemperados, a 2ª edição do Festival Gastronômico. Desta vez, o evento fará uma homenagem para Porto Alegre, que comemora aniversário de 247 anos em 26 de março, e trará os clássicos restaurantes, que fazem parte da memória afetiva dos gaúchos. Além de oferecer um cardápio diversificado e com a temática do evento, haverá, nos dois dias, o “Cook Show”, com uma programação especial de aulas com alguns dos participantes do festival.

Entre os restaurantes participantes do evento está o Dado Bier. Inaugurado em 1995 e que leva o título de primeira Microcervejaria do Brasil. A empresa sempre buscou oferecer aos seus frequentadores opções variadas em pratos e petiscos para serem degustados com uma cerveja de qualidade. “Diversos chefs passaram pelas nossas operações de gastronomia que sempre foram consideradas pontos de experiência com a nossa marca. Costumamos dizer que nesses 24 anos, geramos milhões de experiências reais”, comenta Michele Choaire, Gerente de Marketing da Dado Bier. A profissional ressalta também a importância do Festival: “Reunir os ícones da gastronomia, que representam tantas memórias positivas e afetivas, e celebrando o aniversário da nossa cidade, certamente será uma experiência única”, completa Michele.

Além da presença do restaurante no evento, o Dado Bier apresentará no domingo, 24/03, às 12h dentro da programação do “Cook Show”, a receita do seu famoso Pudim de Porto Alegre, pelo Chef Giovani Rollo.

O Restaurante Copacabana, presente há quase 80 anos na esquina da Praça Garibaldi, no bairro Cidade Baixa, também levará ao evento o seu cardápio com clássicas opções, como a Berinjela e a Linguiça Calabresa, ambas à moda da casa. “Resgatar a memória afetiva das pessoas é também uma forma de engajá-las nos assuntos da cidade, algo muito importante nos dias atuais. O que o Festival propõe vem ao encontro do que acreditamos ser nossa vocação: lembrar nossas histórias por meio das receitas familiares”, declara Melissa Melissa Sanzi Giacobo, Diretora do Restaurante Copacabana. “Nessas oito décadas, nossa família cresceu e marcou tantas outras que nos visitaram e visitam, associando o Copacabana ao que há de melhor em Porto Alegre. Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa”, finaliza Melissa.

O Chef Jorge Aita, por sua vez, levará, além da churrascaria da sua família, a Santo Antônio, uma aula no sábado, às 12h, ensinando o passo a passo do seu famoso arroz de bacalhau. “A Churrascaria Santo Antônio está na quinta geração. Eu sou a terceira, então acredito que estejamos na memória afetiva de muita gente, seja através dos nossos pratos ou das pessoas que trabalham ou trabalharam aqui”, declara Aita, um dos herdeiros do talento culinário e empreendedor de Caetano Aita, fundador da Churrascaria Santo Antônio, segundo os historiadores, a primeira do Brasil, inaugurada em 1935. O profissional também comemora a realização do Festival: “Simplesmente bárbaro, renovar as lembranças gastronômicas de quem tem história para contar”.

Prestes a completar 17 anos, a Usina de Massas, marca gaúcha especializada em cozinha italiana, também estará presente no evento. “Para nós é motivo de muito orgulho servir os porto-alegrenses há quase duas décadas. Temos certeza que, durante esse longo período, toda a dedicação e empenho foram retribuídos pelos nossos clientes através da oportunidade de bem servi-los. Temos clientes que se conheceram no restaurante, noivaram e casaram-se sob as bênçãos dos nossos gerentes e garçons”, conta Áureo Martinez, sócio da Usina de Massas. O restaurante também participa do “Cook Show”, no domingo, 24/03, às 19h, com a apresentação “Como escolher a massa certa para cada tipo de molho”.

O Festival Gastronômico acontecerá no térreo do edifício-garagem do Praia de Belas Shopping e reunirá os seguintes restaurantes: Barranco, Churrascaria Santo Antônio, Confeitaria Maomé, Copacabana, Dado Bier, Komka, Machry, Pedrini, Pueblo, Sakura, Usina de Massas e Xis do Gelson. Todos vão montar um menu de clássicos e opções especiais para a ocasião. Junto aos restaurantes, o local abrigará também uma food área, com bar, espaço para aulas e convivência. O evento estará aberto ao púbico das 11h às 22h, com entrada gratuita.

Programação 2º Festival Gastronômico Praia de Belas Shopping

Restaurantes participantes:

– Barranco
– Boteco Pedrini
– Churrascaria Santo Antônio
– Confeitaria Maomé
– Restaurante Copacabana
– Dado Bier
– Komka
– Machry
– Pueblo
– Sakura
– Usina de Massas
– Xis do Gelson