Farmácias distritais fecham na quarta e quinta para capacitação de profissionais

De acordo com a Prefeitura, a Farmácia Distrital Modelo e Distrital IAPI continuarão realizando atendimentos nesta quarta e quinta-feira.

As farmácias distritais Navegantes, Santa Marta, Restinga, Camaquã, Bom Jesus, Murialdo, Vila dos Comerciários e Sarandi estarão fechadas nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de março. O motivo é a capacitação dos profissionais de saúde no curso “Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde”. Duas farmácias distritais ficarão abertas em substituição às demais nesses dois dias (veja no final do texto).

A capacitação é oferecida pelo Conselho Federal de Farmácia. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento nas farmácias distritais será retomado na sexta-feira (22).

O curso tem como objetivo capacitar os farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidado à pessoa idosa, equiparando com as linhas de cuidado priorizadas pela gestão da Assistência Farmacêutica do Município de Porto Alegre.

Segundo a coordenadora-adjunta da Assistência Farmacêutica, Ana Lúcia Ely, a capacitação agrega muito para que os profissionais possam atender a população de forma ainda melhor. “Devido à complexidade de uso dos medicamentos, os farmacêuticos têm papel significativo na transição dos níveis de cuidado e impacto na saúde das pessoas, por isso a realização do curso é importante”, explica.

Como ficam os atendimentos

De acordo com a Prefeitura, a Farmácia Distrital Modelo e Distrital IAPI continuarão realizando atendimentos nesta quarta e quinta-feira. A primeira fica na avenida Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana; e a segunda na rua Três de Abril, 90, bairro Passo d’Areia. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.